ECONOMIA
A venda da operação da rede no Brasil acontece dois meses depois do grupo iniciar um processo de recuperação judicial e anunciar o fechamento de 343 lojas no país. Supermercado Dia em AraraquaraWalter Strozzi/acidade onA rede espanhola de supermercados Dia fechou um acordo para a venda de 100% do capital do Dia Brasil, anunciou a empresa nesta sexta-feira (31).A operação será vendida para a gestora MAM Asset Management, do Banco Master, e resultará no desinvestimento total por parte do grupo no país, permitindo que a empresa possa "focar em seus mercados mais rentáveis" ."O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros (mais de R$ 220 milhões)", disse a companhia, em nota. A conclusão operação ainda depende da autorização das entidades financeiras e sindicato de bancos responsáveis pela aprovação do negócio.LEIA TAMBÉMOutback: por que vender a operação no Brasil se o restaurante está sempre cheio?Por que a dona do Outback pode sair do Brasil e o que deve acontecer com os restaurantesStarbucks Brasil: dona do Burger King avança e apresenta proposta para possível compra da operaçãoRecuperação judicial e fechamento de lojasA venda da operação da rede no Brasil acontece dois meses depois do grupo iniciar um processo de recuperação judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo e anunciar o fechamento de 343 lojas no país, com uma dívida estimada em mais de R$ 1 bilhão - sendo R$ 268 milhões só de dívidas bancárias.Segundo a companhia espanhola, o pedido - que é válido apenas para a operação no Brasil - tem como objetivo "tentar superar sua atual situação econômica e financeira", em meio a um período de dificuldades da rede no mercado brasileiro. (Leia a nota da companhia na íntegra abaixo)"Diante dos persistentes resultados negativos registrados no país, a companhia decidiu proceder com o fechamento de 343 lojas e 3 Centros de Distribuição, para tentar dar maior estabilidade ao seu funcionamento enquanto se aguarda a definição de novas decisões estratégicas, como a anunciada hoje", destaca o Dia, em nota.O Dia chegou ao Brasil há 23 anos, em 2001, e afirma que fez "grandes investimentos e esforços no país, sem que tenha obtido o retorno esperado".Uma semana antes, ao comunicar o fechamento de 343 lojas no país, a empresa comentou que vem enfrentando persistentes resultados negativos e que as unidades que seriam fechadas são de "baixo desempenho".Os balanços corporativos da companhia mostram que, em fevereiro, tinha um prejuízo líquido anual de 30 milhões de euros, cerca de R$ 163 milhões. Em todo o ano de 2022, o prejuízo foi ainda maior, de 124 milhões de euros, ou mais de R$ 673 milhões.A empresa afirma que foram esses resultados que desencadearam o pedido de recuperação judicial, "como potencial para gerar mais estabilidade do Dia Brasil" e buscando preservar o funcionamento de sua atividade econômica e o cumprimento de seus compromissos financeiros.Número de empresas em recuperação judicial sobe no paísLeia a nota da companhia na íntegra:"O Grupo Dia chegou a um acordo com a MAM Asset Management, que faz parte do Banco Master, para a venda de 100% do capital do Dia Brasil. A operação resultará no desinvestimento total por parte do grupo no país e permitirá à empresa focar em seus mercados mais rentáveis.Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management.O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros.A efetivação da operação está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de Recuperação Judicial após um processo de reestruturação no país, anunciado em 14 de março. Conforme informado, após os persistentes resultados negativos no país, a empresa decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição para tentar trazer maior estabilidade à sua operação enquanto aguarda a definição de novas decisões estratégicas.Desde sua chegada ao Brasil em 2001, Grupo Dia fez fortes investimentos no país, que não trouxeram o retorno esperado. A situação culminou na decisão de focar na Espanha e Argentina, onde atualmente Grupo Dia alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade.