Já parou para pensar: Qual a idade certa para investir na formação acadêmica do seu filho?
Para responder essa pergunta vamos voltar um pouquinho no tempo e começar nossa reflexão com outra pergunta:
Com quantos anos começa a evolução cognitiva de um indivíduo?
Você sabia que com 11 semanas de gestação já é possível identificar a formação cerebral do embrião.
As mães acompanham todos os passos da evolução. Literalmente apenas a mãe e o bebê numa caixinha. Ao longo da gestação a mãe sente o bebê mexer, por exemplo, é comum notar que algum estímulo especifico faz o bebê mexer dentro da barriga.
E muito válido, conversar com o bebê dentro da barriga. Qual a primeira voz que o bebê reconhece? Sim, a voz da mamãe.
Num salto gigantesco imaginamos que só vamos aprender na educação básica? Lá no ensino fundamental no primeiro ano? Vamos refletir sobre os 6 anos anteriores?
Assim que o bebê nasce está rodeado de estímulos e novas experiências. Quando uma mãe decide colocar o bebê na creche, por exemplo, esses estímulos e experiências até os 3 anos são intensificados de forma máxima.
A pré-escola o nome é auto explicativo pré escola, para que o aluno entenda como funciona a escola, levando em consideração o aluno que começou a vida escolar na creche, regras de convivência, como horários de atividades básicas, de refeição, brincar o aluno já sabe, entra então o papel principal do professor como intermediador de conhecimento, apresentando novos e respeitando os conhecimentos prévios do seio familiar.
Construindo uma base para a educação básica, nosso conhecido ensino fundamental de nove anos. Durante o percurso do ensino do ensino fundamental a criança passa por transformações importantes, pois inicia com 6 anos e finda entre 14 anos.
Momento que além de lidar consigo próprio já está a caminho do ensino médio que talvez precise tomar a decisão da tão sonhada carreira para o resto da vida!
O ensino médio deve ser para junto ao estudante, escola e família colaborar para o melhor entendimento do estudante a que rumo seguir, o que mais se identifica. O ensino médio digamos que seja para relembrar tudo o que foi aprendido na educação básica para essa tomada de decisão.
O sucesso de um adulto precisa ser investido muito cedo. As vivências e experiências educacionais precisam ser desenvolvidas e estimuladas desde a educação infantil para melhor aproveitamento da educação fundamental, desenvolvimento do ensino médio e escolha assertiva na carreira.
E, além disso, permear ser humano bem orientado, com opiniões formadas e seguro de suas escolhas.
-----------------------------------------
Especialista em Educação e Gestora da escola: Infantil e Fundamental.