Casais do Alto Tietê celebram o amor nesta quinta-feira dia considerado o mais romântico do ano. Veja como o Dia dos Namorados foi criado
Para muitos casais do Alto Tietê e de todo o Brasil essa quarta-feira (12), é o dia mais romântico do ano. Afinal é o Dia dos Namorados.
Mas você já parou para pensar por que o Dia dos Namorados não é comemorado no mesmo Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro?
E porque o Valentines Day é em fevereiro e não em junho? (Veja o vídeo onde a gente explica tudo sobre essas datas.????????)
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O Dia dos Namorados no Brasil foi criado em 1.948, pelo publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Dória Júnior.
O publicitário foi contratado por uma loja com a missão de melhorar as vendas em junho que eram fracas. Inspirado no Dia das Mães, ele resolveu instituir uma outra data para a troca de presente.
E ele escolheu o dia 12, porque era véspera de Santo Antônio.
Já o Valentines Day ou Dia de São Valentino é comemorado no dia 14 de fevereiro nos Estados Unidos e na Europa.
Vários relatos têm algumas explicações para a história. No entanto, a mais famosa é que São Valentim era um padre de Roma que foi condenado a morte por desobedecer o imperador Claudio II.
Leia Também
'Não estava em busca de amor, ele só apareceu', diz idosa de 80 anos que conheceu namorado na universidade
Festa de Santo Antônio termina nesta quinta-feira em Mogi das Cruzes
O imperador proibiu casamentos por acreditar que homens casados se tornavam piores soldados. Segundo esse relato, Valentim defendeu que o casamento era parte do plano de deus e organizava cerimônias em segredo.
O imperador descobriu e o padre foi preso e condenado a morte. Mas, segundo a história, na prisão Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro. E no dia do cumprimento da sentença, enviou uma carta de amor à moça assinando "do seu Valentim."
E daí teria se originado a prática moderna de enviar cartões pra pessoa amada no dia 14 de fevereiro. Mas foi apenas dois séculos depois que a data passou a ser efetivamente comemorada, quando o papa Gelásio instituiu o Dia de São Valentim, classificando-o como símbolo dos namorados.
Assista a mais notícias