Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mogi das Cruzes

Famílias são retiradas de área de risco de deslizamento de terra em Ferraz de Vasconcelos


Ação foi na manhã desta quinta-feira nas ruas Serra da Bocaína e Santa Edwiges. Moradores de área de risco em Ferraz de Vasconcelos são retirados de casa

Aniele Santos/TV Diário

Na manhã desta quinta-feira (2), 20 famílias de Ferraz de Vasconcelos foram retiradas de suas casas por risco de deslizamento de terra. A Prefeitura pediu à Justiça a retirada de moradores das ruas Serra da Bocaína e Santa Edwiges.

No dia 23 de fevereiro um homem morreu depois que um deslizamento de terra atingiu duas casas na Vila São Paulo.

Na decisão de 28 de fevereiro, o juiz Rodrigo de Azevedo Costa determina a retirada das pessoas e dá um prazo de 30 dias para a Prefeitura apresentar laudo de risco individualizado de cada casa envolvida no processo de afastamento.

Além disso, ele fixa um prazo de cinco dias para o cadastramento das famílias. “Não tivemos nenhum tipo de resistência, as pessoas estão conscientizadas. Ontem já houve uma abordagem da assistência social e da Secretaria das Favelas. E a prefeitura está dando toda a garantia, tanto o transporte quanto abrigo. Quanto local para armazenamento dos seus patrimônios tem um abrigo que a Prefeitura está disponibilizando com toda a infraestrutura na Rua Itaquaquecetuba e também a grande maioria não está optando em utilizar esse abrigo. Estão pedindo deslocamento para casa onde eles já locaram, casas de parentes”, explica o comandante da GCM, Cleverson Souza Ramos.

A Prefeitura informou ainda que foi criado o auxílio moradia no valor de R$ 600, e que fornece abrigo, alimentação, caminhões para mudança, local para guarda dos pertences, suporte médico, psicológico e social.

Ramos não descarta a possibilidade da ação se estender para outras áreas de risco da cidade. “Posteriormente, provavelmente, terão outras casas, mas aí vai ser gradativamente uma análise técnica posterior. Famílias avisadas com antecedência, a Prefeitura tá tomando essa preocupação de vir, fazer uma abordagem, conversar. A Defesa Civil já faz mais de uma semana juntamente com a Secretaria das Favelas e Assistência Social já está aqui nessa área, inclusive várias famílias já aderiram a saída das suas residências.”

Assista a mais notícias

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!