Com a novidade da união Lucas Sanches e Thiago Surfista, torna-se importante algumas análises:
1. Quem se beneficia?
2. Quem se enfraquece?
Começando pela segunda questão é inegável que o grupo do atual prefeito GUTI é o grande derrotado.
Não que exista ou existiu um grande apreço do Prefeito pelo Vereador e ex-Secretário, mas, pelo potencial dele.
Bastante independente, sempre foi o principal nome da base, e sem apoio do Governo fez bonito nas eleições para Deputado com 40 mil votos. Caso a disputa fosse traçada com bases mais transparentes, seria o candidato da base.
É inegável que o Thiago é mais representativo na cidade que os Americanos e mesmo o candidato Jorge Wilson que nunca ocupou nenhuma função de destaque no Município.
A mudança afeta o líder nas pesquisas Elói Pietá?
Muito pouco e a resposta é que indiretamente pode beneficiar, considerando uma análise mais aprofundada.
Os dois candidatos Lucas Sanches e Thiago Surfista possuem perfis parecidos. Jovens, Vereadores e tentando de consolidar como integrantes da direita.
Os perfis de voto não se diferem muito, não agregam um novo campo, como ocorreu com a escolha da Fran Correa como vice do Elói.
E como isso pode beneficiar o Elói Pietá?
Essa mudança enfraquece o campo de ação dos candidatos Alencar e do Jorge Wilson, trazendo uma ideia de polarização entre Lucas e Pietá.
Outro ponto é que permite um discurso contra o Lucas Sanches, aproximando-o do Prefeito Guti, por COMPOR um ex-Secretário de um Governo, que se notabilizou por fechar a Proguaru, criar a taxa do lixo (ligada a pasta do então Secretário) e criar o caos na Saúde.
Um político experiente da cidade, disse que venceu-se uma batalha, mas, se enfraqueceu para a guerra.