Globall Security

Ministério de Minas e Energia cria sala de situação para restaurar energia no Acre e em Rondônia

Segundo a pasta, apesar do incidente, as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis em todo o território nacional.

Por REDAÇÃO: NOVA TV ALTO TIETÊ em 22/08/2024 às 19:50:25

Foto: G1 - Globo

Segundo a pasta, apesar do incidente, as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis em todo o território nacional. O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a criação de uma sala de situação para restaurar a energia elétrica nos estados do Acre e Rondônia, após um apagão que atingiu os dois estados.

O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, determinou a abertura da sala de situação, com a participação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do corpo técnico do MME.

O objetivo, segundo a pasta, é recompor o sistema e acompanhar de perto todas as medidas que estão sendo tomadas.

A recomposição das cargas dos estados começou às 17h10 e, segundo o MME, a previsão é que o serviço seja totalmente restabelecido nas próximas horas.

A pasta também esclareceu que, apesar do incidente, as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis em todo o território nacional.

O apagão afetou todo o estado do Acre, deixando cerca de 217 mil consumidores sem energia elétrica. De acordo com a concessionária Energisa, a falha no serviço foi causada por um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN). Rondônia, que também é abastecida pela Energisa, foi igualmente impactada, assim como uma cidade no Mato Grosso.

A Energisa informou estar em contato com o ONS para coordenar o restabelecimento do serviço, que ocorrerá à medida que o ONS liberar as operações.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, "houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN".

Fonte: ECONOMIA

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass