As pesquisas eleitorais são ferramentas valiosas para entender o comportamento dos eleitores e orientar estratégias políticas, é crucial considerar a qualidade e o tamanho da amostra para garantir que os resultados sejam representativos e úteis. Pesquisas com poucos entrevistados, em particular, devem ser interpretadas com cautela devido aos riscos associados à sua representatividade e precisão.
Em Guarulhos, a pesquisa, realizada entre 31 de agosto e 3 de setembro, ouviu 800 pessoas e possui uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo n.º SP-00473/2024.
Confira resultado em situação espontânea, ou seja:
Na pesquisa espontânea, não são apresentados nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando é questionado em quem pretende votar. O levantamento espontâneo mede principalmente a lembrança que o eleitor tem de um político e o grau de interesse nas eleições.
Em situação estimulada:
Pesquisas estimuladas, uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas. São feitas através de um cartão com as alternativas ou com a leitura dos mesmos. Servem para se verificar quais são as opções mais relevantes entre as alternativas dadas. No caso da pesquisa eleitoral, são passados os nomes de eventuais candidatos para saber quais são os que mais estão bem na pesquisa segundo o eleitorado.
Pesquisas com um número muito pequeno de entrevistados podem não refletir de forma precisa a diversidade e a complexidade da população eleitoral. Isso pode levar a resultados enviesados ou não representativos.
Contudo ao observar os resultados divulgados desta pesquisa, o que chama bastante atenção é que o canditado a prefeito Elói Pieta (Solidariedade) vem mantendo a liderança.
A briga para chegar ao segundo turno deve ficar entre Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor (Republicanos) e Lucas Sanches (PL).
A pouco mais de 30 dias do dia da votação, os bastiores na cidade são movimentados diariamente, bem como os números percentuais, que podem sofrer mudanças até 06 de Outubro, data exata da votação eleitoral.