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EUA: Polícia aborda homem que dormia em Tesla no piloto automático e encontra R$ 500 mil em drogas

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Por REDAÇÃO: NOVA TV ALTO TIETÊ em 07/09/2024 às 06:31:45

Foto: G1 - Globo

Os oficiais tentaram contato com o motorista, que continuou dormindo. O Tesla Model 3 só encostou quando o carro da polícia forçou o veículo a desacelerar e parar. Tesla Model 3

Divulgação

Um homem foi preso nos Estados Unidos com mais de meio milhão de reais em drogas no carro, ao ser parado por dormir ao volante de um Tesla Model 3 em modo autônomo. O flagrante aconteceu na cidade de Wilson's Mills, no estado da Carolina do Norte.

Segundo o canal americano "CBS", o motorista foi abordado pelos policiais após uma denúncia de populares que haviam visto um homem aparentemente desacordado ao volante de um carro em movimento.

Os oficiais tentaram contato com o motorista, que continuou dormindo. O Tesla Model 3 só encostou quando o carro da polícia forçou o veículo a desacelerar e parar.

Os agentes então realizaram uma busca no veículo e encontraram 200 gramas de maconha, 400 gramas de metanfetamina e outros 400 gramas de ecstasy, além de outras drogas. A lista equivale a cerca de US$ 100 mil em drogas.

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divulgação/Polícia de Wilson's Mills

Preso em flagrante, o motorista foi indiciado por tráfico de drogas, direção perigosa e por não parar o carro no momento em que a viatura ligou a sirene e as luzes. Após pagamento de fiança, ele foi solto para responder às acusações em liberdade.

O carro era um Model 3 da Tesla, sedã elétrico mais barato da fabricante americana. Nos Estados Unidos, o veículo é vendido por valores a partir de US$ 34.990, o equivalente a cerca de R$ 195 mil em conversão direta e sem considerar impostos.

O Model 3 pode ser configurado com a direção praticamente autônoma, chamada pela companhia de Elon Musk de Full Self-Driving. Uma versão mais simples e quase autônoma, com nome de Autopilot, é item de série no veículo.

Como o Tesla Model 3 dirige sozinho

O Autopilot é o nome que a Tesla dá para o piloto automático adaptativo, recurso encontrado em muitos carros do Brasil, até em modelos mais simples, como o Volkswagen Nivus. Nele, o carro consegue manter a velocidade escolhida pelo motorista e faz ajustes conforme a proximidade dos automóveis na frente do veículo.

O objetivo é manter o automóvel em uma distância segura dos outros na via, diminuindo as chances de acidente. Todo o controle de freios ou acelerador é feito pelo próprio sistema. Alguns carros conseguem notar a aproximação de outros veículos à frente do automóvel, mesmo que em uma faixa diferente.

A Tesla coloca o assistente de permanência em faixa no Autopilot. Este recurso também existe em muitos carros do Brasil, mas tende a estar apenas em modelos mais caros e completos.

Modo Full Self-Drivin em um Tesla

divulgação/Tesla

Nele, o carro utiliza câmeras e sensores para ler a rua, rodovia ou estrada e faz com que o veículo siga centralizado na faixa. O movimento do volante é feito pelo sistema, sem a interferência do motorista.

Existe outro sistema que pode ser configurado nos carros da Tesla e ele é chamado de FSD (ou Full Self-Driving, em inglês). Com ele, o carro toma todas as decisões em uma estrada, incluindo a troca de faixas e ultrapassagens.

Neste caso, o motorista consegue dormir, pois o carro da Tesla pode seguir uma rota traçada no GPS até para virar em um cruzamento, parar nos semáforos fechados, alterar automaticamente a velocidade ao notar uma placa nova e dar a prioridade para pedestres na faixa pintada no chão.

Modo Full Self-Drivin em um Tesla

reprodução/YouTube

Além disso, o FSD permite que o Tesla faça a baliza completa tanto para entrar, quanto para sair de vagas perpendiculares ou paralelas ao veículo. Um comando faz com que o carro ande sozinho para frente, saindo de uma vaga apertada enquanto o motorista está do lado de fora.

Este recurso permite até que o motorista esteja na saída do mercado, por exemplo, e o carro saia da vaga para encontrar o proprietário. Tudo isso de forma autônoma e respeitando pedestres e carros ao redor.

O FSD é um opcional na hora da compra e ele custa US$ 8 mil extras para o Tesla Model 3, ou cerca de R$ 44,5 mil em conversão direta, sem considerar impostos.

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Fonte: ECONOMIA

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