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Conheça os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil; veja lista

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Por REDAÇÃO: NOVA TV ALTO TIETÊ em 18/09/2024 às 05:13:14

Os carros são, em sua maioria, SUVs e as características de cada um variam tanto quanto o preço. A bateria, por exemplo, pode ter autonomia desde 181 km até 330 km com uma só carga Chery iCar e BYD Dolphin Mini estão entre os carros elétricos mais baratos do Brasil

g1

O mercado de carros elétricos ainda é pequeno no Brasil, mas segue em franco crescimento.

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que foram vendidos 5.655 carros 100% elétricos entre janeiro e agosto de 2023. Neste ano, o acumulado para o mesmo período é de 40.559 emplacamentos, um crescimento de 617%.

O avanço só não é mais relevante porque o veículo elétrico ainda tem preços bastante elevados para a média do mercado brasileiro. O g1 reuniu nesta lista os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil.

Antes, porém, é importante dizer que para esta lista utilizamos a autonomia de bateria divulgada pelo padrão do Inmetro, chamado de Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PEBV). Ele é menor que a estimativa na Europa (WLTP), mas próximo do dado divulgado pela China (CLTC).

?? IMPORTANTE: O valor de cada carro pode mudar conforme a cidade e estado onde você mora, e pela estratégia de vendas da concessionária. O preço utilizado é o sugerido pela montadora, sem incluir frete.

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10. Seres 3

Seres 3

divulgação/Seres

O Seres 3 é o carro mais caro desta lista, um SUV compacto de marca menos conhecida que BYD, Renault e GWM. Beirando os R$ 200 mil, este veículo traz motorização com tração traseira e espaço para 526 litros no porta-malas.

O espaço extra para as malas também aparece no entre-eixos com 2,65 metros e comprimento de 4,38 metros. Mesmo sendo um SUV compacto, tem conforto muito parecido com veículos de porte maior.

É um carro mais conservador do ponto de vista de design, seja pelo painel de instrumentos virtualizando ponteiros analógicos, central multimídia de 10,25 polegadas mais larga do que alta, ou pela grade frontal.

Preço: R$ 199.990

Autonomia: 206 km

Bateria: 53 kWh

Tempo para recarga no wallbox: 7,6 horas em 7 kW

Tempo para recarga rápida: 38 minutos em 50 kW

Potência: 163 cv

Torque: 30,6 kgfm

0-100 km/h: 8,9 segundos

Velocidade máxima: 160 km/h

9. Hyundai Kona EV

Hyundai Kona EV

divulgação/Hyundai

O Hyundai Kona EV é o único carro elétrico da marca coreana no Brasil, ao menos por ora. Assim como praticamente todos os veículos desta lista, ele é um SUV médio com visual bastante exótico para a categoria dos automóveis 100% elétricos, especialmente pela frente mais alongada e com ar de esportividade.

Em números, ele tem 2,6 metros de entre-eixos, 4,2 metros de comprimento, 1,8 metro de largura e 1,6 metro de altura. São dados interessantes, mas o porta-malas não é tão grande assim, com 332 litros de capacidade.

Na lista de equipamentos, o Kona EV tem praticamente todas as assistências ao motorista, como piloto automático adaptativo, sistema para manutenção do veículo na faixa, alerta de colisão frontal com freio automático, além de central multimídia de 10,25 polegadas.

Preço: R$ 189.990

Autonomia: 252 km

Bateria: 39,2 kWh

Tempo para recarga no wallbox: 6 horas em 7 kW

Tempo para recarga rápida: 50 minutos em 50 kW

Potência: 136 cv

Torque: 40,3 kgfm

0-100 km/h: 9,9 segundos

Velocidade máxima: 155 km/h

8. BYD Dolphin Plus

BYD Dolphin Plus

divulgação/BYD

Ainda na BYD, o Dolphin Plus é a versão mais completa do Dolphin lançado poucos meses antes deste modelo. As principais diferenças estão na bateria com maior autonomia, além de motor elétrico mais potente e inclusão de assistências ao motorista, como o piloto automático adaptativo.

Em números, o Dolphin Plus tem 4,29 metros de comprimento, com 1,7 metro de largura, 1,5 metro de altura e 2,7 metros de entre-eixos. O espaço generoso entre o centro das rodas garante conforto para quem vai na segunda fileira. O porta-malas tem 345 litros e não é o maior entre os concorrentes.

Por dentro, o Dolphin Plus e a versão sem sufixo são muito parecidos, entregando a mesma central multimídia generosa com 12,8 polegadas, junto de painel de instrumentos totalmente digital. Além do conforto para as pernas, passageiros da segunda fileira podem usar o encosto central como apoio para braços ou copos.

Preço: R$ 184.800

Autonomia: 330 km

Bateria: 60,48 kWh

Tempo para recarga no wallbox: 8 horas em 7 kW

Tempo para recarga rápida: 30 minutos em 60 kW (de 30 a 80%)

Potência: 204 cv

Torque: 32 kgfm

0-100 km/h: 7 segundos

Velocidade máxima: 160 km/h

7. BYD Yuan Pro

Yuan Pro é o novo SUV elétrico da BYD

Divulgação | BYD

O BYD Yuan Pro também é SUV e é o mais barato da marca chinesa, com foco em incomodar as vendas do T-Cross da Volkswagen e o Hyundai Creta, além do híbrido Toyota Corolla Cross Hybrid. O g1 já testou. VEJA AQUI.

Em tamanho, são 4,31 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,67 metro de altura e 2,62 metros em distância de entre-eixos. O Yuan Pro é 14 cm mais curto, 4 cm mais estreito, sendo 6 cm mais alto e tem entre-eixos 10 cm menor que o Yuan Plus, também da BYD.

Por dentro, o BYD Yuan Pro segue o visual mais moderno utilizado pela marca chinesa em praticamente todos os seus carros. Isso significa central multimídia destacada visualmente até pelo tamanho, com as 12,8 polegadas, além de volante minimalista.

Preço: R$ 182.800

Autonomia: 250 km

Bateria: 45,1 kWh

Tempo para recarga no wallbox: 7,5 horas em 6,6 kW

Tempo para recarga rápida: 35 minutos em 60 kW (de 10 a 80%)

Potência: 177 cv

Torque: 29,6 kgfm

0-100 km/h: 7,9 segundos

Velocidade máxima: 160 km/h

6. BYD Dolphin

BYD Dolphin

divulgação/BYD

O Dolphin é a versão básica do Dolphin Plus, compartilhando muito do exterior, mas mudando partes importantes. A maior delas está no motor menos potente, junto da bateria menor para garantir preço mais competitivo na concessionária.

O BYD Dolphin tem 4,12 metros de comprimento, 1,7 metro de largura, 1,5 metro de altura e o mesmo entre-eixos do Plus, com 2,7 metros. O porta malas também é igual, com 345 litros. Quando lançado, no segmento de "carros elétricos mais baratos", este modelo era superior a todos os concorrentes, como Kwid E-Tech, iCar e e-JS1.

O acabamento quase sem plástico duro e o espaço interno semelhante ao de um Corolla, dão a ele conforto superior ao que pode ser encontrado em veículos de preço semelhantes, como as versões topo de linha de Volkswagen Nivus e Fiat Pulse.

Preço: R$ 159.800

Autonomia: 291 km

Bateria: 44,9 kWh

Tempo para recarga no wallbox: 7 horas em 6,6 kW

Tempo para recarga rápida: 30 minutos em 50 kW (de 30 a 80%)

Potência: 95 cv

Torque: 18,35 kgfm

0-100 km/h: 10,9 segundos

Velocidade máxima: 160 km/h

5. GWM Ora 03 Skin

GWM Ora 03 Skin

divulgação/GWM

O GWM Ora 03 foi o primeiro rival do BYD Dolphin que chegou ao Brasil, mesmo que com medidas menores. Por outro lado, o carro tem motor mais forte.

O modelo tem 4,23 metros de comprimento, com 1,8 metro de largura e 1,6 metro de altura e entre-eixos marcado nos 2,65 metros. Se para as pernas estes são espaços bem generosos, para a bagagem a situação é oposta: são 228 litros, um dos menores desta lista.

Se em espaço o Ora 03 Skin perde para o Dolphin, em equipamentos ele entrega mais. Começando pelo airbag central e piloto automático adaptativo exclusivos do modelo da GMW, indo até sensores mais precisos para identificar não só os carros no entorno, mas também os pedestres.

Preço: R$ 150.000

Autonomia: 232 km

Bateria: 48 kWh

Tempo para recarga no wallbox: 3,5 horas em 11 kW

Tempo para recarga rápida: 30 minutos em 64 kW (de 30 a 80%)

Potência: 171 cv

Torque: 25,5 kgfm

0-100 km/h: 8,6 segundos

Velocidade máxima: 160 km/h

4. JAC e-JS1

JAC e-JS1

divulgação/JAC

Na faixa de preço do JAC e-JS1 são necessárias algumas limitações. A escolha da montadora foi a menor autonomia de toda essa lista, e de também ser o único que adota um padrão de carregamento diferente, praticamente inexistente em todo o Brasil.

O plugue é do modelo chinês, chamado de GB/T e, segundo o site PlugShare, está presente em apenas 13 pontos no país — dois no estado de São Paulo, dois no Paraná, dois na Bahia e um no Rio de Janeiro, em Santa Catarina, no Espírito Santo, em Minas Gerais, em Alagoas, em Pernambuco e Ceará.

Em comparação, praticamente todos os outros carros elétricos vendidos no Brasil adotam o plugue europeu, chamado de Tipo 2 e ele está presente em cerca de 3,2 mil endereços.

Sobre o carro, ele tem visual com linhas que lembram o Up da Volkswagen, que tem participação na montadora chinesa. Ele é um hatchback compacto, com 3,65 metros de comprimento, 1,67 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,39 metros de entre-eixos. O porta malas tem 121 litros de capacidade.

Preço: R$ 129.900

Autonomia: 181 km

Bateria: 31,4 kWh

Tempo para recarga no wallbox: 8 horas em 3,3 kW

Tempo para recarga rápida: 75 minutos em 20 kW (de 20 a 100%)

Potência: 62 cv

Torque: 15,3 kgfm

0-100 km/h: 10,7 segundos

Velocidade máxima: 110 km/h

3. Caoa Chery iCar

Caoa Chery iCar

divulgação/Caoa Chery

Além do e-JS1, o Chery iCar é um dos carros mais simples desta lista. A economia para este modelo chegou ao ponto da tampa do motor ser feita em plástico. Ele também é o menor dos veículos 100% elétricos do Brasil, com apenas 3,2 metros de comprimento (40 centímetros menor que um Fiat Mobi ou o Volkswagen Up), entre-eixos marcado com 2,15 metros e altura de 1,55 metro.

Por dentro o iCar não é tão simples quanto Mobi ou Up. Tem partida com botão, bancos do motorista e passageiro com ajustes elétricos, carregador de celular por indução, câmera de ré, painel de instrumentos digital e em display colorido, além de central multimídia de 10,25 polegadas em formato vertical.

Nada disso é encontrado em compactos tão pequenos no mercado de carros movidos a gasolina ou etanol.

Preço: R$ 119.990

Autonomia: 197 km

Bateria: 30,8 kWh

Tempo para recarga no wallbox: 5 horas em 6,6 kW

Tempo para recarga rápida: 36 minutos em 50 kW (de 20 a 80%)

Potência: 61 cv

Torque: 15,3 kgfm

0-100 km/h: 12,9 segundos

Velocidade máxima: 120 km/h

2. BYD Dolphin Mini

Dolphin Mini

divulgação/BYD

O Dolphin Mini é a versão mais simples da BYD. Mesmo assim, o veículo traz visual moderno e espaço maior que todos os concorrentes diretos, como o Kwid E-Tech, iCar, e-JS1. Atualmente ele é o segundo carro elétrico mais barato do Brasil.

O Dolphin Mini traz 3,78 metros de comprimento, com 1,71 metro de largura, 1,58 metro de altura e entre-eixos marcado nos 2,5 metros. Ele pode ser comprado com quatro ou cinco lugares, mas a versão listada neste artigo abriga apenas dois passageiros no banco traseiro — assim como o iCar, da Chery.

Por fim, traz faróis em LED, ajustes elétricos para os bancos da frente, carregador de celular por indução, painel de instrumentos digital, ar-condicionado digital, monitor de temperatura e pressão dos pneus, conexão com rede 4G e central multimídia com 10,1 polegadas.

Preço: R$ 115.800

Autonomia: 280 km

Bateria: 38 kWh

Tempo para recarga no wallbox: 6 horas em 7,4 kW

Tempo para recarga rápida: 30 minutos em 50 kW (de 30 a 80%)

Potência: 75 cv

Torque: 13,76 kgfm

0-100 km/h: 14,9 segundos

Velocidade máxima: 130 km/h

1. Renault Kwid E-Tech

Renault Kwid E-Tech

divulgação/Renault

Enfim, chegamos ao carro elétrico mais barato do Brasil, o Renault Kwid E-Tech. O veículo é basicamente a versão movida por baterias do modelo que utiliza motor a combustão, trazendo também todos os acessórios e detalhes presentes por lá.

São 3,73 metros de comprimento, 1,5 metro de altura, entre-eixos nos 2,42 metros e largura marcada em 1,77 metro.

Por dentro, a central multimídia é a mesma da versão a combustão, com 7 polegadas e o espelhamento do celular é feito por fio, que vem de cima da tela. O ar-condicionado não é digital, mas o motorista encontra alguns auxílios como piloto automático, ajustes elétricos dos retrovisores e auxílio de partida em rampa.

Preço: R$ 99.990

Autonomia: 298 km

Bateria: 26,8 kWh

Tempo para recarga no wallbox: 2 horas e 54 minutos em 7,4 kW

Tempo para recarga rápida: 40 minutos em 30 kW (de 0 a 100%)

Potência: 65 cv

Torque: 11,5 kgfm

0-100 km/h: 14,9 segundos

Velocidade máxima: 130 km/h

G1 testou o novo BYD Yuan Pro

Fonte: ECONOMIA

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