Ele foi reeleito prefeito de Guararema com 79,29% dos votos válidos. Zé, como é conhecido na cidade, foi o entrevistado desta quinta-feira (17) na TV Diário. Zé, reeleito prefeito de Guararema, conta suas expectativas para o próximo mandato
Reeleito prefeito de Guararema, José Eroles Freire (PL), o Zé, afirma que na nova gestão terá vários desafios na saúde, educação e transporte.
Zé foi reeleito prefeito da cidade nas eleições deste ano, com 79,29% dos votos válidos. Ele concedeu uma entrevista na TV Diário nesta quinta-feira (17) e falou sobre os planos do governo para os próximos quatro anos.
Entre as prioriedades para a próxima gestão, ele lista a inauguração do hospital municipal, a construção de uma unidade básica de saúde no bairro do Nogueira e transporte público gratuito.
"Nós nos desafiamos pela...pela questão da população. O que a população nos fala, a gente escuta muito. Nós ouvimos muito a população. Vou te dar um exemplo da educação novamente. As mães pediram o Fundamental II, que é do sexto ao nono ano. Hoje a gente pega as crianças lá com seis meses de idade, no infantil, e vai até o quinto ano do Fundamental I. E agora a gente vai começar do sexto ao nono. O nosso desafio é escutar a população e transformar isso em ideias e atos."
José Luiz Eroles Freire, o Zé, do PL, foi reeleito prefeito de Guararema
Gladys Peixoto/g1
???? Leia a íntegra da entrevista:
Mirielly de Castro: Hoje é a vez do prefeito reeleito em Guararema, José Luiz Heróis Freire. Muito obrigada pela sua presença. Parabéns pela sua reeleição.
José Eroles Freire: Muito obrigado.
Mirielly de Castro: José Luiz foi eleito com mais de 79% dos votos válidos. Bom, como o senhor recebeu esse resultado tão expressivo nas urnas?
José Eroles Freire: Bom, muito feliz e demonstra o comprometimento que a gente teve com a população de Guararema. E mais, o reconhecimento que a população de Guararema teve comigo e com toda a nossa equipe. A gente trabalha muito por Guararema, eu e toda a minha equipe, e foi um reconhecimento. Eu fiquei muito feliz e toda a minha equipe também.
Mirielly de Castro: Bom, o nome da coligação do senhor foi "Uma Nova Guararema a Cada Dia", o grupo político que o senhor faz parte, ele está à frente da cidade já há muito tempo. Ainda existe espaço para renovação e por que essa necessidade de renovação?
José Eroles Freire: Sim, existe sim. Guararema se renova a cada dia, em todos os setores. Eu sempre falo que existe o continuismo e a continuidade. Eu julgo o continuismo quando um grupo político trabalha só para ele. E a continuidade, que é o que acontece em Guararema, é quando um grupo trabalha para a população.
Então, nós inovamos, inovamos, por exemplo, na saúde, que estamos construindo um hospital com 20 UTIs, Inovamos todo dia na educação, a gente teve o IDEB que mensura a qualidade da educação, o maior da região metropolitana de São Paulo, o maior do Vale do Paraíba, o nono maior do estado de São Paulo, o vigésimo terceiro do Brasil.
A gente inova em tecnologia, em equipamentos, a gente inova em mobilidade urbana. Acabamos de fazer algumas vias, alguns equipamentos públicos no centro da cidade para a população. Estamos finalizando uma ponte sobre o ribeirão..o Rio Paraíba, a terceira ponte. Estamos fazendo um prédio para a Apae. Quer dizer, estamos inovando a cada dia. Então, esse foi o tema da nossa campanha e é o que acontece de fato. Apesar de nosso grupo estar bastante tempo lá, são pessoas diferentes e cada um tenta fazer o melhor para o Guararema. Então, acontece essa inovação a cada dia.
Mirielly de Castro: Prefeito, quando existe uma oposição política mais forte, os embates políticos acabam desafiando quem está no poder. No caso de vocês, como o próprio grupo se desafia?
José Eroles Freire: Nós nos desafiamos pela...pela questão da população. O que a população nos fala, a gente escuta muito. Nós ouvimos muito a população. Vou te dar um exemplo da educação novamente. As mães pediram o Fundamental II, que é do 6º ao 9º ano. Hoje a gente pega as crianças lá com seis meses de idade, no infantil, e vai até o 5º ano do Fundamental I. E agora a gente vai começar do 6º ao 9º. O nosso desafio é escutar a população e transformar isso em ideias e atos. Quer dizer, fazer o que a população pede para melhorar a qualidade de vida, que é o que a gente faz mesmo, é cuidar do povo de Guararema.
Mirielly de Castro: Além da educação, quais os outros principais desafios para a cidade de Guararema? O que é prioridade agora para os próximos anos?
José Eroles Freire: Bom, a nossa prioridade é inaugurar o nosso hospital. É o hospital que começou lá em 2019, depois parou com a pandemia, voltou. O projeto teve que ser totalmente remodelado pelas novas
normas de saúde.
Hoje ele tem 7 mil metros quadrados, quase, 20 UTIs, sendo dez adultos, dez infantis. Todos os exames, ressonância, tomografia, enfim, todos os exames. O hospital vai ser de baixa, média e alta complexidade. Estamos trabalhando muito junto ao Governo do Estado, com os nossos deputados André do Prado, Márcio Alvino.
Já temos um compromisso do governador Tarcísio de Freitas, de ser um hospital regional, que vai atender Guararema e toda a região. Trabalhamos também numa reforma completa do nosso CESAP, que é o nosso centro de especialidades, entregamos já à população, há meses atrás, nossas UBSs da região norte, do Lambari e do Jardim Dulce, todas reformadas, mas mais médicos, mais equipamentos, uma nova forma de atendimento.
Estamos também começando uma UBS...básica de saúde no bairro Nogueira, que é um bairro que tem crescido bastante. Então, com isso, a gente pretende chegar numa excelência na saúde, como nós conseguimos chegar na educação.
A gente também tem a questão de mobilidade urbana, onde o carro-chefe é o transporte gratuito, que deve começar agora no primeiro ou segundo mês do ano. Já foi assinado o contrato.
O que é isso? Transporte público gratuito para toda a população de Guararema, todos os dias. Mas mais que isso, o formato mudou. Hoje nós temos 16 ônibus na cidade e vão ter 39 ônibus.
Novos horários, horários mais próximos um do outro para atender a população. A gente tem bairros da região Norte que estão a 25 quilômetros da cidade. Então, a gente precisa atender esse pessoal para vir para a cidade. com uma certa celeridade e rapidez. Então, esse transporte coletivo é muito importante, gratuito na mobilidade, abertura de novas vias, da ponte, como eu te falei, ciclovias, a gente está fazendo várias ciclovias, já fizemos 5 quilômetros, agora estamos começando uma que sai da estação de trem de Guararema e vem até Luiz Carlos.
É uma ciclovia que vai ser utilizada pelos moradores da região e pelos turistas também. Estamos fazendo...vários centros esportivos, com beach tennis, futebol, street basquete, quadra de tênis, vôlei de praia, em vários locais da cidade também e dos bairros. Acho que é muito importante esse lazer para a população.
Mirielly de Castro: O senhor citou os turistas. Quando a gente pensa em Guararema, é inevitável. A gente pensa logo no turismo, até porque a cidade é muito rica em relação à natureza, área verde e tudo mais. Só que pensando na diversificação da economia. Como o senhor investe em outros setores até para movimentar essa economia e fortalecer também o cenário de emprego e renda?
José Eroles Freire: Sim, Guararema tem a área central, que é predominantemente de comércio e turismo. O turismo é muito importante porque gera empregos diretos e renda. Nós temos na região Norte, com várias artérias principais, Rodovia Presidente de Dutra, Ayrton Senna, Carvalho Pinto, lá é mais propício para a área industrial. Tem várias indústrias já instaladas, várias empresas de logística já instaladas, intermodais com a ferrovia estão sendo instalados também.
Então, a gente trabalha muito na questão industrial. Na área Sul de Guararema, onde tem mais hidrografia, onde tem menos população, onde a população é menos adensada, A gente trabalha mais com produção rural. E também na área intermediária, entre o centro e o Norte, que é a região do Goiabal, da Cerejeira, que é um dos maiores produtores do Brasil de orquídeas e outras flores.
Então, a gente consegue diversificar na área norte, indústria, numa área intermediária, produção agrícola, na área central, turismo, e na área sul, produção agrícola também.
Mirielly de Castro: Quase 70% dos vereadores se reelegeram. São quatro novos. Como será a comunicação, o diálogo com o Legislativo?
José Eroles Freire: Bom, o diálogo com o Legislativo é muito bom. A gente sempre teve um diálogo muito bom. Guararema é uma cidade que tem a felicidade do poder Executivo e Legislativo terem uma boa relação. Por quê? Porque todos querem trabalhar, acima de tudo, pela nossa população. Então, todos que entraram são do nosso grupo político. E a gente espera ter uma boa conversa com eles. Já conversamos, já estamos conversando com os vereadores. Eu acho que vai ser uma gestão muito boa e que vai atender cada vez mais a população.
Mirielly de Castro: Bom, o senhor pretende participar do processo de escolha
De um nome para a presidência da Câmara, se sim, qual esse nome?
José Eroles Freire: Não, eu não pretendo. Eu acho que os poderes são bem diversificados. Executivo é Executivo, Legislativo é Legislativo. Nós temos uma relação institucional muito boa, mas cada poder tem que cuidar das questões inerentes a ele.
Mirielly de Castro: Bom, Guararema tem uma representatividade muito grande que chama a atenção tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal, certo? De que forma os novos projetos pretendem contar com a ajuda desses poderes?
José Eroles Freire: Bom, deputado André do Prado, deputado estadual, presidente da Alesp atual, deputado Márcio Ovilho lá em Brasília, que está aí nas maiores comissões, lá nas melhores comissões, eles são presentes, eles foram prefeitos e excelentes prefeitos de Guararema e nunca abandonaram a cidade.
O Márcio Alvino, inclusive, mora em Guararema todo dia da semana, o André no final de semana, durante a semana ele fica em São Paulo, mas sempre foram participativos e sempre são canais que a gente tem, ou com o governo federal ou com o governo estadual. Participam muito, diariamente nos falamos. E essa participação vai continuar do mesmo jeito e cada vez melhor. Essa interlocução, tanto com Brasília quanto com São Paulo, é fundamental para uma cidade pequena como Guararema.
Mirielly de Castro: Bom, falando agora desse período, o senhor segue prefeito, foi reeleito, mas como será esse período de transição? O senhor pretende descansar um pouco ou segue trabalhando até assumir o novo mandato?
José Eroles Freire: Olha, eu costumo falar que a transição é de Zé para Zé. Quer dizer, não, eu não descansei ainda, talvez eu tire alguns dias, mas vou ficar em Guararema mesmo. Na segunda-feira, logo depois da eleição, logo pela manhã eu já estava na prefeitura. O período de eleição é muito difícil, você tem que conciliar. A campanha política e a gestão pública, então demanda muito tempo e cansa mesmo.
Mas a segunda-feira a gente já começou, voltou à normalidade, estamos continuando. Vou ficar pouquíssimo tempo descansando, mas a gente continua e a transição já começou, mas de uma maneira muito tranquila, que é do mesmo grupo para o mesmo grupo.
Mirielly de Castro: Prefeito, muito obrigada e sucesso na nova gestão.
José Eroles Freire: Eu que agradeço. Muito obrigado, um abraço.
Assista a mais notícias