Lema "Ensinai-nos a contemplar o esplendor da criação" é uma homenagem a Graziela Mota, festeira que morreu no final do mês passado. 'Fé, humildade e meio ambiente': 3ª Coroa do Divino apresenta tema e logo da festa de 2025 em Mogi das Cruzes
Caynan Ferreira/TV Diário
Os devotos do Divino Espírito Santo se reuniram na tarde deste sábado (19) para celebrar a 3ª Coroa do Divino. O evento marcou a apresentação do logo e do tema da festa de 2025.
O tema da Festa do Divino Espírito Santo do ano que vem é "Fé, humildade e meio ambiente". Segundo o festeiro João Pedro Mota, o lema "Ensinai-nos a contemplar o esplendor da criação" é uma homenagem a Graziela Mota, festeira que morreu no final do mês passado.
"Eu sempre pensei em trazer a ecologia para nossa festa, mesmo já tendo o Divino Verde, a gente queria trazer mais ações para a festa. Ela [Graziela] disse: 'bom, como sou devota de São Francisco, para nós falarmos de fé, humildade e meio ambiente, o santo representante nosso é São Francisco. Começamos a pensar como encaixar o santo no lema da festa. Em um dia, o bispo Dom Pedro mandou para a gente uma frase que ele tinha pensado e, à noite, teve uma missa na Maximiliano Kolbe - que é um santo franciscano -, aí o bispo lembrou da festa, colocou a frase e ela adorou", explica.
Essa é a primeira coroa sem a festeira. Por conta disso, os fiéis montaram um altar em homenagem a Graziela.
Os capitães-de-mastro Lizandro Leonardo da Silva Corrêa e Patrícia Aparecida do Espírito Santo Corrêa também estiveram presentes.
"O tema está muito alinhado com a realidade do nosso mundo. Quando a gente fala no reforço da fé, da humildade, do meio ambiente, está muito alinhado com a dinâmica, essa necessidade real, precisa estar o tempo todo falando sobre isso. É uma criação divina, que foi entregue para a gente e temos a obrigação de cuidar muito bem disso", explica o capitão-de-mastro.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê