Globall Security

Duas cidades do Alto Tietê estão há mais de um ano sem registrar um homicídio

Em Guararema são 14 meses sem um registro do crime, já que o último homicídio aconteceu em junho de 2023.

Por Nova TV Alto Tiete em 20/10/2024 às 15:38:19

Foto: G1 - Globo

Em Guararema são 14 meses sem um registro do crime, já que o último homicídio aconteceu em junho de 2023. Em Salesópolis são 16 meses, com o último registro de assassinato tendo sido em abril de 2023. Desde 2020 até agosto deste ano, as cinco cidades do Alto Tietê com menos de 100 mil habitantes registraram 52 homicídios dolosos (quando há a intenção de matar). O número representa menos de um assassinato por mês e cidades como Salesópolis e Guararema estão há mais de um ano sem um registro do crime.

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo e foram atualizados até o fechamento de agosto.

? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

Em Arujá, de acordo com o levantamento, o último homicídio doloso foi registrado em setembro do ano passado. São, então, 11 meses sem um registro do crime. Em Guararema são 14 meses, já que o último homicídio aconteceu em junho de 2023. Em Salesópolis são 16 meses, com o último registro de assassinato tendo sido em abril de 2023.

Biritiba-Mirim teve um registro de homicídio em maio deste ano, ou seja, são apenas três meses sem o crime. Antes disso, porém, a última vez que a cidade teve um registro de assassinato foi em maio de 2021. Confira mais detalhes no gráfico abaixo:

O levantamento aponta que 2020 foi o ano com maior número de homicídios nas cinco cidades, sendo 22. Em 2021 foram sete, em 2022 foram oito e em 2023 foram 13. Este ano, até agosto os municípios tiveram dois registros do crime, sendo um em Biritiba-Mirim e o outro em Santa Isabel.

Santa Isabel, inclusive, foi a segunda cidade com o maior número de assassinatos desde 2020, com um total de 15. Em primeiro está Arujá, com 18 crimes do tipo durante o mesmo período.

Número de habitantes x homicídios

As cidades com menos habitantes registraram menos homicídios. A não ser por Guararema que, mesmo tendo mais moradores que Biritiba Mirim e Salesópolis, teve menos registros de assassinatos entre 2020 e agosto desde ano.

Nas outras cinco cidades do Alto Tietê, Poá teve 18 homicídios entre 2020 e agosto de 2024, assim como Santa Isabel. Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes da região, Poá é a que tem a menor população e o menor número de assassinatos. Veja a lista completa abaixo:

Número de habitantes x homicídios

Com 134 homicídios no período, Itaquaquecetuba é a cidade da região com o maior número de crimes do tipo registrado, mas não é a com maior número de pessoas residentes. Na região, Mogi das Cruzes tem mais habitantes, mas registrou menos homicídios.

Assista a mais notícias do Alto Tietê

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass