LEGISLATIVO DE ITAQUÁ VALIDA GASTOS DA SAÚDE.
INVESTIMENTO FOI DE 27% DA RECEITA EM 2022.
Vereador de Itaquaquecetuba: Carlos Alberto Santiago.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba tem se destacado na atuação gestão.
O Vereador Carlos Alberto Santiago é um trabalhador incansável pela melhoria dos serviços públicos de saúde e destaca que os recursos empregados na saúde são investimentos e ORIENTA que políticas públicas de qualidade no segmento envolvem: prevenção e promoção.
Parte do sucesso deve-se ao bom funcionamento dos mecanismos de governança e independência entre legislativo e executivo, inclusive utilizando os instrumentos de gestão como as audiências públicas.
Na audiência Pública da saúde, a Secretária da pasta Ariana Julião Ramos apresentou os dados, informando que os gastos de R$ 150 milhões na área da Saúde durante o ano de 2022.
O valor representa 27% da receita total arrecadada com impostos e 12% acima do mínimo de investimento exigido por lei, como despesas obrigatórias que é de 15% na saúde, na educação as despesas mínimas são 25%. Os números são maiores que os registrados em 2021, quando foram investidos R$ 120 milhões, valor que representava 26% da receita.
Destaca-se que o executivo paralelamente, atua na prevenção, inclusive com ações no saneamento básico, tendo se destacado no ultimo ranking do Instituto Trata Brasil. ficando em terceiro lugar no Alto Tietê, atrás somente de Suzano e Mogi das Cruzes e na frente das demais cidades, inclusive, mais ricas, como Guarulhos e Poá.