Globall Security

Três municípios do Alto Tietê ampliam público que recebe vacina bivalente contra Covid-19

Por Nova TV Alto Tiete em 27/04/2023 às 09:13:25

A dose já está disponível para pessoas a partir de 18 anos em Arujá e Guararema. Em Ferraz de Vasconcelos, o imunizante foi ampliado para pessoas com 30 anos ou mais. Na segunda-feira (24), o governo federal anunciou a ampliação da dose bivalente para todos acima de 18 anos. Vacinação bivalente contra Covid-19.

Reprodução / Agência Belém

Três municípios do Alto Tietê ampliaram o público que recebe a vacina bivalente contra a Covid-19. Na segunda-feira (24), o governo federal anunciou a ampliação do reforço com a vacina bivalente para todos acima de 18 anos.

A dose já está disponível para pessoas a partir de 18 anos em Arujá e Guararema, enquanto em Ferraz de Vasconcelos o imunizante foi ampliado para pessoas com 30 anos ou mais.

LEIA MAIS:

Governo anuncia ampliação do reforço com vacina bivalente contra a Covid para todos acima de 18 anos

Entenda o que são as vacinas bivalentes contra a Covid-19

Tudo sobre vacinação de coronavírus

A Prefeitura de Poá informou que iniciará a aplicação da vacina bivalente na sexta-feira (28). Suzano ainda aguarda a notificação oficial do governo do Estado sobre a ampliação do público-alvo para a vacinação e também o envio de novas doses. Já em Itaquaquecetuba, a vacina está sendo aplicada em pessoas com 50 anos ou mais.

Os municípios de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Santa Isabel não responderam aos questionamentos do g1.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que a recomendação da ampliação do público "tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país".

Confira como se vacinar contra a dose bivalente em cada cidade:

Arujá

A Prefeitura de Arujá informou que deu início à vacinação de pessoas a partir dos 18 anos de idade com a vacina bivalente contra a Covid-19. A vacina bivalente atua não só combatendo o vírus primário, mas também contra a variante ômicron. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Não é necessário realizar agendamento. Basta comparecer com documento oficial com foto e, preferencialmente, o cartão de vacinação das doses anteriores.

Vacinação de pessoas de 6 meses aos 17 anos

A população com idade entre 6 meses e 17 anos pode receber a terceira dose do imunizante monovalente (a dose convencional que vem sendo aplicada desde o início da vacinação). Para isso, basta conferir que dia cada UBS realiza este atendimento:

Segunda-feira: Centro de Especialidades Médicas (CEM) e UBS Jardim Real;

Terça-feira: CEM e UBS Jardim Emília;

Quarta-feira: CEM, UBSs Barreto e Pilar;

Quinta-feira: CEM, UBSs Mirante e Rincão;

Sexta-feira: CEM.

Ferraz de Vasconcelos

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos começou a aplicar a vacina bivalente na população acima dos 30 anos no município nesta quarta-feira (26). A decisão de atender este público leva em consideração a quantidade de doses das vacinas disponíveis em estoque.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Maria Celma Pereira, informou que o município fez um levantamento das doses disponíveis e, assim que novas remessas chegarem ao município, o público alvo deverá ser ampliado também.

Quem estiver dentro desta faixa etária, ou seja, acima dos 30 anos, pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, levando um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação que mostra as doses anteriores da vacina contra a Covid-19. As unidades funcionam das 8h às 16h, exceto o CS II e o CDHU que atendem até às 20h. A recomendação é que o intervalo entre a última dose seja de quatro meses.

De acordo com a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, o município está aguardando o envio da vacina para liberação para o público de 18+, como foi anunciado nesta semana pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado de São Paulo.

Guararema

A vacinação bivalente ao público em geral com 18 anos ou mais teve início nesta quarta-feira (26) em Guararema, segundo a Prefeitura.

Este público somente precisa comparecer com um documento com foto contendo o número do CPF (original) à Central de Vacinação Coronavírus (Cevac), na rua Oswaldo Freire Martins, 10 – Casa 1, que atende das 8h às 18h de segunda à sexta-feira e das 8 às 12 horas aos sábados; ou à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Dulce, na rua Pedro Álvares Cabral, 36, que atende apenas em dias úteis, das 8h às 16h.

A única recomendação é que o público tenha recebido ao menos duas doses de vacina como esquema primário, ou que tenha tomado qualquer dose de reforço contra o coronavírus.

Lembrando que, de acordo com o Ministério da Saúde, o intervalo mínimo recomendado para a dose de reforço com a bivalente é de quatro meses a partir da última aplicação.

Itaquaquecetuba

Segundo a Prefeitura de Itaquaquecetuba, o público-alvo da campanha neste momento são pessoas com 50 anos ou mais. A Secretaria de Saúde aguarda a chegada de novas doses da bivalente para traçar estratégias da nova etapa de vacinação.

A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. É necessário apresentar documento com foto, CPF, cartão SUS e cartão vacinal

Poá

O Departamento de Vigilância em Saúde de Poá informa que conforme a recomendação do Ministério da Saúde, o município ampliará a vacinação com o imunizante bivalente contra a Covid-19 para o público com 18 anos ou mais, a partir desta sexta-feira (28).

A vacinação é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 9h às 15h.

Podem se vacinar aqueles que receberam pelo menos duas doses de vacinas, como esquema primário ou como dose de reforço, há pelo menos quatro meses desde a última dose.

Suzano

A Prefeitura de Suzano informa que a Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda do governo do Estado a notificação oficial sobre a ampliação do público-alvo para aplicação da vacina bivalente, bem como o envio de doses excedentes para atender a nova demanda anunciada pelo Ministério da Saúde.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass