Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mogi das Cruzes

Funcionários da Fundação Casa entram em greve por reajuste salarial

No Alto Tietê são três unidades da entidade, sendo uma em Arujá e duas em Itaquaquecetuba.


No Alto Tietê são três unidades da entidade, sendo uma em Arujá e duas em Itaquaquecetuba. Servidores da Fundação Casa de SP anunciam greve

Os funcionários da Fundação Casa estão em greve. No Alto Tietê a Fundação tem três unidades: uma em Arujá e duas em Itaquaquecetuba. Segundo dados obtidos nas próprias unidades, não exite superlotação. Na terça-feira (2), elas atendiam 111 adolescentes, número que corresponde a 69% de ocupação das 160 vagas disponíveis. A média de ocupação do estado é de 80%, em 111 centros.

O Sindicato da Socioeducação de São Paulo (Sitsesp) informou que a categoria socioeducativa deliberou em assembleia no dia 29 de abril o início do movimento grevista às 00h desta quarta-feira, (3). A entidade informou que a categoria não aceitou o reajuste de 5,75%, e exige valorização, plano de carreira, cargos e salários respeitado e segurança nas unidades, pois a violência está sendo recorrente nas unidades provocando, inclusive, mortes de trabalhadores. a categoria também pede o fim do assédio institucional.

Outra reivindicação dos trabalhadores é o não fechamento de unidades e, também, reivindicam a realização de concurso público, pois o efetivo está baixo.

O sindicato destacou que a data-base da categoria é em 1º de março, porém, até o momento, a patronal não respondeu sobre as cláusulas sociais e tem promovido, através de portarias e ordens de serviços, retirada de direitos e garantias dos servidores, assim como transferências compulsórias.

Já o governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e da Fundação Casa, informou que apresentou nesta terça-feira (2) uma nova proposta de 6% de reajuste salarial, inclusive incidente sobre os benefícios dos servidores da instituição - vale-refeição, vale-alimentação e auxílios creche e funeral -, aplicável a partir da folha de pagamento de maio, a ser creditada no mês de junho.

O governo estadual afirmou que também realizará as avaliações de desempenho previstas no plano de cargos, carreiras e salários (pccs) relativas aos anos de 2017, 2018 e 2019, ao longo dos próximos três semestres, viabilizando a possibilidade de progressão funcional nas carreiras.

Além disso, o governo do estado destacou que analisará a revalorização dos benefícios do vale-refeição e vale-alimentação, de acordo com estudos em andamento para equalizar os benefícios ao funcionalismo estadual.

O governo destacou que a proposição foi feita na reunião nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes e será levada pelo sindicato para aprovação dos servidores em assembleia. O governo do estado destacou que, entre 2018 e 2022, a Fundação Casa concedeu 18,91% de reajuste para os servidores, incluindo os benefícios do vale-refeição, auxílio-creche e auxílio-funeral. o vale-alimentação, por sua vez, teve elevação 45,42% no mesmo período.

Nesta terça-feira, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região (TRT-2) concedeu liminar para que 80% do efetivo de servidores de cada área de atuação (agentes de apoio socioeducativo, agente operacional, agente educacional, assistente social, psicólogo, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, pedagogo e profissional de educação física) permaneçam em seus postos de trabalho para a continuidade da execução da medida socioeducativa em todo o estado paulista. em caso de descumprimento, segundo a decisão judicial, o sindicato receberá multa de R$ 200 mil por dia.

Assista a mais notícias

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!