Um dos grandes erros na tomada de decisões é não avaliar a complexidade, O ERRO É CERTO dado que questões complexas não admitem respostas simples.
A complexidade é função do número de variáveis envolvidas, assim discussões que impactam a sociedade devem ser profundamente debatidas, é a essência da democracia. E a qualidade do debate deriva da competência dos envolvidos.
Estes aspectos margeiam o programa 2 em 1 que aconteceu na noite de quinta-feira (04.05) no Programa 2 em 1 apresentado pelos excelentes Devanildo Damião e Gilberto Silva que receberam os economistas Claudio Gabarrone e Ronaldo Coppa, profundos conhecedores da realidade da SABESP e do sistema de saneamento nacional e internacional.
Um ponto de partida que não pode fugir da discussão é a característica do saneamento que lida com um recurso natural fundamental para a vida, assim como a constatação que vários países do mundo trilham o caminho inverso da privatização, inclusive a Inglaterra.
Também, o sistema do Rio de Janeiro foi debatido, mostrando as dificuldades que ainda não foram superadas, e colocam mais obstáculos na vida do carioca.
Em especial, dados do Alto Tietê e a necessidade de adensamento desta discussão dado que será a região com maior impacto, dado o histórico de ausência de saneamento adequado.
Cabe destacar que recentemente estufo do Instituto tratar Brasil identificou somente o município de Suzano no Alto do Tietê dentre os 50 melhores, no ranking de saneamento no Brasil.
clique abaixo e