Agenda de eventos tem início nesta quara-feira e ações acontecem em diversos pontos da cidade. Itaquaquecetuba tem um cronograma especial de atividades em celebração ao mês da Consciência Negra. As ações acontecem a partir desta quarta-feira (16) e vão até 30 de novembro. Elas envolvem exposição de personalidades negras, palestra sobre racismo estrutural, concurso de beleza, entre outros.
Confira a programação completa
No primeiro dia do evento, o público poderá acompanhar a palestra sobre Sísifo e o racismo estrutural. O objetivo é reunir vice-diretores e diretores de unidades de ensino para repassar a importância da cultura africana e afro-brasileira na educação. Será às 9h, na sede da Secretaria de Cultura, localizada na Avenida João Fernandes da Silva, 53, na Vila Virgínia.
Às 10h ocorre o Clube do Livro com discussão da obra O Pequeno Príncipe Negro, de Rodrigo França. No mesmo dia, racismo estrutural com foco na discriminação e bullying nas escolas vai ser pauta de outra palestra, às 19h30, na Univeritas. O endereço é Avenida Uberaba, 251, Vila Virgínia).
De 16 a 25, a exposição itinerante sobre personalidades negras que fizeram história no município deve passar pela Secretaria de Cultura, Câmara Municipal e o Paço Municipal. No dia 17, às 14h, a Câmara Municipal será palco de uma cerimônia em homenagem a essas personalidades como ao Mestre Quim, tradicional capoeirista da cidade, que faleceu no último dia 27. O endereço é Rua Vereador José Barbosa de Araújo, 267, na Vila Virgínia.
LEIA TAMBÉM:
Vereadores aprovam projeto que institui feriado da Consciência Negra em Mogi das Cruzes
"O mês da Consciência Negra envolve a necessidade de pautarmos assuntos pertinentes para a sociedade. Vai ser uma cerimônia carregada de emoção, respeito e valorização à nossa história. Relembrar a importância de nomes como o Mestre Quim é uma grande honra", disse a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa. Também no dia 17, às 19h30, o auditório da Univeritas recebe um debate sobre vocabulário racista e formas de desconstruir palavras e frases que possuem origem discriminatória.
A programação segue no dia 18 com outra palestra sobre o trabalho dos educadores antirracistas, às 9h, no auditório da Semecti. O endereço é Rua Jundiaí, 331, no Monte Belo). A proposta é reforçar junto aos educadores a importância da cultura africana. Na mesma data, também será promovida a final do concurso Miss Beleza Negra na Secretaria de Cultura, às 19h30.
Já no dia 19, o show fica por conta da Liga das Escolas de Samba e do rapper Teddy Tee, conceituado no município. As apresentações vão ocorrer das 14h às 20h na Praça Padre João Álvares. No dia 20, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a Avenida João Fernandes da Silva, na Vila Virgínia, vai receber mais uma edição da Avenida Cultural, das 10h às 17h.
Por fim, no dia 30, ocorre o sarau “Ancestralidade”, às 15h, na Secretaria de Cultura. "Nossa programação está linda e cheia de opções para dias e horários. É a oportunidade de ampliarmos nosso conhecimento, com respeito e admiração à cultura afro. Fico muito feliz ao ver tantas atividades disponibilizadas de maneira lúdica e acessível para a nossa população", completou o prefeito Eduardo Boigues.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê