Globall Security

SEJA UM EMPREENDEDOR DO SOL - OPORTUNIDADE - ALTO TIETÊ

Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Por REDAÇÃO: NOVA TV ALTO TIETÊ em 11/05/2023 às 17:14:06

IFSP Campus Guarulhos promove capacitação. O curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos) faz parte da Chamada Pública de Adesão ao Fomento da Bolsa Formação – Qualifica Mais EnergIFE, publicada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC) aos parceiros da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – RFEPCT.

RICARDO AGOSTINHO - direção do IFSP

A linha de fomento Qualifica Mais EnergIFE será executada por meio da Bolsa Formação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), disciplinado pela Lei nº 12.513/2011, Portaria MEC n. 1042, de 21/12/2021, Portaria MEC n. 1.569, de 03/11/2011 e Resolução CD/FNDE n. 04, de 16 de março de 2012. Por meio da adesão, e demais regramentos emitidos pelo IFSP no decorrer do certame.

O objetivo da chamada é promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento das Energias Renováveis por meio da qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.

As ofertas deverão ser executadas na modalidade presencial, com a carga horária do curso será de 200 horas, em conformidade com o Guia Pronatec de Cursos FIC vigente, 4ª edição (Portaria SETEC nº 12, de 3 de maio de 2016).

O curso devem contém os seguintes conteúdos:

a) Eletricidade básica aplicada a Sistemas Fotovoltaicos.

b) Fundamentos de Energia Solar Fotovoltaica.

c) Tecnologia Fotovoltaica: Módulos, Arranjos, Célula.

d) Sistemas Fotovoltaicos: Isolados, conectados à Rede, Híbridos, Bombeamento de Água.

e) Medidas de Segurança do Trabalho Aplicadas ao Setor Fotovoltaico.

f) Montagem de Sistemas Fotovoltaicos.

g) Estudo de Viabilidade de Negócio.

O Dr. em Gestão Tecnológica, Devanildo Damião, colunista aqui do Portal, destaca que o potencial da energia fotovoltaica no país é imenso, dado que as diferentes regiões do país apresentam níveis satisfatórios de insolação para a geração de energia. Afirma que o Instituto Federal tem know-how na formação de profissionais no segmento e também defende que o Brasil deve buscar competências no desenvolvimento de placas fotovoltaicas, mobilizando a indústria nacional.

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio 02
Anuncio Guarupass