Projeto do grafiteiro Galvani Sarmento, o Galo, foi contemplado em edital do Governo do Estado. Grafite decora prédios em Mogi das Cruzes
O prédio de um conjunto habitacional de Mogi das Cruzes virou tela para um grupo de grafiteiros. O espaço está sendo pintado com um painel que relembra a história da cidade e inspira diversos moradores.
O espaço fica próximo à Praça das Artes, em César de Sousa. Aos poucos, uma das torres do prédio vai ganhando figuras e cores. A iniciativa faz parte do Quebrad"Arte, da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo.
De acordo com o grafiteiro Galvani Sarmento, o Galo, que teve o projeto contemplado no edital de arte urbana do Governo do Estado, a criação traz diversas inspirações, incluindo a obra "Soldados Índios Combatendo Botocudos", do francês Jean Baptiste Debret.
“Fiz o croqui, anexei no projeto inicial, e foi apresentado para a organização dos Amigos da Arte. Havia um briefing por parte da Secretaria de Turismo que falava os povos originários que deram, como o próprio nome diz, origem ao município de Mogi das Cruzes”.
“Tem referência da cultura japonesa, referência à cultura nordestina, também tem congada, marujada, que vem da religião afrocatólica. Eu junto esses elementos num só painel”, explica.
Obra do artista Galo faz referências aos povos que deram origem ao município
Reprodução/TV Diário
A administração municipal detalha que, depois de escolhido, o local passou pela aprovação dos moradores. O aposentado Saulo Ribeiro da Silva é um deles e diz que ficou feliz quando soube da notícia.
“Acho importante. Uma coisa bem bonita, dá um visual bonito. [O pessoal] até cuida melhor da praça. Está sendo super legal mesmo”.
Apesar do projeto contemplar apenas uma das torres, as duas paredes do prédio, que ficam ao lado da praça, vão receber a arte. O grafiteiro Júnior Fernando da Cunha espera despertar a curiosidade dos moradores.
“Eles tentam saber o que significa, porquê aquela arte está ali no local. No caso do Galo, tem uma temática bem falando da história de Mogi. Acaba despertando essa curiosidade e eles querem saber o que quer dizer aquilo”.
Quem frequenta a praça também aprova a iniciativa, como é o caso do motoboy Anderson Freitas. “Eu acho ótimo. A gente precisa dessa parte cultural também. Vai ficar muito bonito, muito legal”.
De acordo com os grafiteiros, o trabalho deve ser finalizado só na próxima semana, mas para alguns moradores, o projeto já pode servir como inspiração para outros prédios.
“Antigamente a gente tinha aqui nos prédios também. O pessoal pintava a portaria com isso. Depois parou, mas agora voltando eu acho que vai incentivar o pessoal de novo, né?”, completa o motoboy.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê