Onça-parda grávida é flagrada pela segunda vez no Parque das Neblinas, em Mogi; assista
Veterinários do parque relatam que descoberta e avaliação aconteceram por meio das imagens da câmera de monitoramento.
Veterinários do parque relatam que descoberta e avaliação aconteceram por meio das imagens da câmera de monitoramento. Onça-parda grávida é flagrada pela segunda vez no Parque das Neblinas
Uma onça-parda grávida foi flagrada na reserva ambiental do Parque das Neblinas, em Mogi das Cruzes. No vídeo (assista acima), a onça caminha pela mata e já é possível ver a barriga.
Os veterinários do parque relatam que a descoberta e a avaliação aconteceram por meio das imagens da câmera de monitoramento. Essa é a segunda vez que uma onça-parda grávida é vista na reserva ambiental. A primeira vez aconteceu há dois anos.
LEIA TAMBÉM
Onça-parda grávida é flagrada pela primeira vez no Parque das Neblinas, em Mogi das Cruzes; VÍDEO
Ameaçada
A onça-parda, que é o segundo maior felino das Américas, é classificada como vulnerável. Apesar de estar presente em todos os biomas, sua população é bastante reduzida e estima-se que apenas mil delas estejam vivendo na Mata Atlântica, segundo dados do ICMBio.
As principais ameaças são a caça ilegal, a destruição de habitat e a ocupação humana desordenada. Por já ter populações naturalmente baixas e uma reprodução lenta, a perda de indivíduos causa grande impacto na sobrevivência da espécie.
A reprodução das suçuaranas, como também são conhecidas, acontece em média a cada dois anos e o período de gestação varia aproximadamente entre 80 e 100 dias, podendo dar à luz a até seis crias de uma única vez, embora o mais comum sejam apenas dois.
Ao nascer, os filhotes têm manchas escuras que se mantêm até o início da vida adulta. Além disso, são animais muito ágeis – conseguem saltar de alturas de até cinco metros.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Fonte: G1