GUARULHOS é uma importante cidade do Estado de São Paulo e alterna com Campinas como a terceira maior economia, sendo a segunda em termos populacionais.
Portanto, é importante em qualquer perspectiva e análise eleitoral, o fato de ser conurbada (junta) a Metrópole São Paulo, influencia na perspectiva de comunicação, dado que o fluxo informativo não é limitado por fronteiras administrativas, assim, as discussões são influenciadas pela discussão na capital, a qual repercute questões estaduais e federais.
No cenário político, possui a segunda Câmara de Vereadores mais cara do estado e também com mais representantes do estado (34 vereadores), dois deputados estaduais e um federal. Curiosamente, todos se posicionam com boas perspectivas para assumir o executivo na próxima gestão do executivo municipal.
Para isso, terão que superar o protagonismo e experiência do candidato da esquerda Elói Pietá, caso ele consiga suplantar o deputado Alencar Santana nas previas do PT . Para Elói, dois aspectos são fundamentais: 1. a avaliação positiva da população as gestões sob a sua responsabilidade e 2. o antagonismo ao atual Prefeito Guti que possui ampla rejeição da população (superior a 50%).
O Deputado Estadual Jorge Wilson possui um signo muito valioso na população de Guarulhos, dada ao trabalho como defensor e figura do Xerife do Consumidor, o seu distanciamento atual do Prefeito, conta positivamente, além do partido Republicanos, o mesmo do Governador, amplamente apoiado pela população.
O outro Deputado estadual: Márcio Nakashima, talvez, seja o maior favorito de fato. Com base numa análise mais técnica, pois é aquele que possui menor rejeição e pode focar a sua campanha em propostas, evitando desgastes necessários. Possui a preferência dos formadores de opinião, fato que pode ser decisivo numa disputa e um público cativo feminino que compõem a maioria da cidade.
Outro muito bem posicionado é o jovem Vereador Lucas Sanches do PP, com discurso a direita, parece que também será o escolhido do PL (partido do Bolsonaro) e com possibilidades de receber apoio do Governador Tarcísio de Freitas. Possui ótima aceitação do público mais jovem e trabalha como ninguém as novas mídias, é um candidato com imenso potencial.
O jogo está em aberto, mas, algumas premissas são importantes:
1. Com Elói Pietá candidato, o PT praticamente assegura a ida ao segundo turno;
2. O candidato Lucas Sanches tem um potencial de crescimento que ainda não pode ser medido;
3. Sem o Elói, a candidatura do Márcio Nakashima cresce muito e pode surpreender;
4. Jorge Wilson identifica-se como centro direita com ótimo potencial de votos.
5. Candidato ligado a atual gestão terá aumento significativo da rejeição.