Globall Security

Base policial é desativada e preocupa comerciantes em Ferraz de Vasconcelos

Segundo os comerciantes, a base está fechada há seis meses.

Por Nova TV Alto Tiete em 28/07/2023 às 20:25:38

Segundo os comerciantes, a base está fechada há seis meses. Em nota, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos confirmou que o local será usado para abrigar uma unidade de atendimento ao cidadão. Desativação de base policial deixa moradores de Ferraz de Vasconcelos inseguros

Comerciantes da Praça da Independência, no Centro de Ferraz de Vasconcelos, estão inconformados com a base da Polícia Militar que está desativada. Eles alegam que o lugar que deveria colaborar para a segurança do espaço, virou alvo de vandalismo.

Durante 15 anos, o local abrigou a base da Polícia Militar. Agora, o abandono é evidente: janelas e portas estão fechadas há pelo menos seis meses.

"Mas ou menos uns 20 anos atrás, os comerciantes da cidade, principalmente do centro da praça, resolveram fazer uma vaquinha, todo mundo, políticos também e conseguimos construir a base no centro de Ferraz de Vasconcelos", diz comerciante sem identificação.

Ainda segundo o comerciante, duas equipes se revezavam, uma sensação de segurança 24 horas.

"Depois que a Polícia Militar saiu, eu até pensei que a Guarda Municipal ia tomar conta, mas infelizmente não apareceu ninguém. Eu me sinto triste, eu queria ver o lugar lindo e, infelizmente, nós estamos sem segurança à noite por causa dessa base que não tem alguém que possa tomar conta".

Sem uso, o espaço tem sido dia a dia vandalizado. Um dos vidros foi quebrado. Outro comerciante da região que também não quis revelar a sua identidade, conta que sensação de insegurança tem sido constante.

"Inclusive, na 15 de Novembro também, teve vários arrombamentos em lojas, por causa da falta da base no centro da cidade".

Localizada em frente à Estação da CPTM, em uma região bastante movimentada, a antiga base não deve voltar a funcionar. Segundo o presidente de Conselho de Segurança da cidade, Gláucio Bezerra Lemos, o espaço foi entrega à Prefeitura, e a estratégia de segurança foi repensada. Saiu a base, entraram a câmera de monitoramento 360 e o reforço na patrulha.

"A Polícia Militar entregou o prédio para a Prefeitura Municipal, e a ideia foi de modernizar a situação de segurança no munícipio. Foi implantado mais de 100 câmeras na cidade, no centro mesmo tem câmera que gira em torno de 360°, e ela pode pegar todo esse ângulo da praça, dos comércios. Outros pontos do centro também, onde possa ser visto através das câmeras. A Prefeitura investiu também na van da Guarda Municipal, e fez a operação delegada, contratando policiais militares que estavam de folgas, para poder fazer o policiamento a pé no centro da cidade".

Sobre o abandono do espaço, o presidente explica que o local deve ser reaproveitado para abrigar alguns atendimentos da Prefeitura.

"Quando aconteceu a reforma, foi entregue à Prefeitura, e essa reforma contemplou também um espaço para informação. Então outros órgãos da Prefeitura vai o ocupar o espaço, que possa dar informação para população. Provavelmente vai ficar um ponto do trânsito, enfim, esse espaço será ocupado brevemente, acredito que ainda neste semestre, com novos equipamentos".

Para a população, a tecnologia e o patrulhamento são importantes e ajudam, mas ter polícia presente é o que traria a sensação de segurança de volta.

"Aqui na área central, perto da estação, o pessoal quando sai do serviço, já sai direto numa área que está correndo risco. Então, principalmente de madrugada, também está muito perigoso", conta o comerciante.

"As pessoas deixam de fazer as ocorrência policiais, não vão até à Polícia Civil, não fazem online... isso é muito importante que aconteça, para que estatística de fato venha ser realidade, e se tiver alguma ocorrência, alguma coisa, a gente possa constatar, deslocando um policiamento maior para essa região", conclui Gláucio.

Em nota, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos confirmou que o local será usado para abrigar uma unidade de atendimento ao cidadão. Disse ainda que, no momento, está sendo feita a estruturação da fibra óptica até o centro, e que estão sendo adotados os procedimentos administrativos para finalizar a reforma e adequação do espaço.

Em relação à segurança, a Prefeitura informou que o local é monitorado 24 horas por câmaras de segurança e, além disso é feito o patrulhamento com viaturas da Guarda Civil e da Polícia Militar.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio 02
Anuncio Guarupass