O TEXAS está desbancando a Califórnia como principal estado dos estados Unidos, inclusive existe um movimento de mudanças de empresas de alta tecnologia. Tornou-se a "nova fronteira do desenvolvimento". O estado está se tornando um centro global de inovação e tecnologia e um destino popular para empresas e investidores estrangeiros, com empresas startups.
A população do Texas é de 29,1 milhões de habitantes, o que o torna o segundo estado mais populoso do país (Censo americano, 2020), atrás apenas da Califórnia e cresceu 15,3% na última década, o que é mais do que o dobro da taxa média de crescimento dos Estados Unidos.
Para efeito de comparação, o Estado de São Paulo tem 44 milhões de habitantes. No que tange a economia, o PIB do Texas em 2022 foi de US$ 1,9 trilhão idêntico ao do Brasil, o que o torna a segunda maior economia dos Estados Unidos, atrás apenas da Califórnia. O PIB do Texas cresceu 10,9% em 2022, o que é mais do que o dobro da taxa média de crescimento dos Estados Unidos.
Na análise histórica, observa-se que o Texas era parte do México, com os conflitos e o forte impacto da cultura americana o levaram a tornar um estado americano. O marco foi a Revolução do Texas. Em 1845, o Texas foi anexado pelos Estados Unidos, o que levou à Guerra Mexicano-Americana (1846-1848).
A Guerra Mexicano-Americana resultou na perda de metade do território mexicano para os Estados Unidos. O Texas apesar da riqueza do subsolo (lembre-se da TEXACO), não se acomodou e tornou-se economicamente dinâmico, o estado tem uma economia diversificada, com fortes setores de energia, manufatura, tecnologia e agricultura. O Texas também é um importante centro de transporte e logística.
O crescimento econômico do Texas tem sido impulsionado por uma série de fatores, incluindo: Forte população em crescimento, que está impulsionando a demanda por bens e serviços. Economia diversificada, que oferece oportunidades para empresas de todos os setores. Localização estratégica, que torna o Texas um importante centro de comércio e transporte.
O Texas apesar do forte potencial energético com a produção de combustíveis fósseis e gás natural de xisto, investe também em fontes renováveis como a solar e a eólica. Também, tornou-se um destino atraente para empresas e investidores de todo o mundo. Um fato curioso é que existe atualmente, um movimento de transição empresas do leste asiático para o México (o maior parceiro comercial dos E.U.A).
A cadeia produtiva é configurada para que parte do processo produtivo seja desenvolvido no México. A localização do Texas favorece a logística com estas empresas. O estado fez a lição de casa na vertente tributária e capacitação de pessoas e oferece um ambiente de negócios favorável, com baixas taxas de imposto e uma mão de obra qualificada.
o Estado americano também está investindo em infraestrutura, educação e inovação, o que está preparando o estado para o futuro. Aqui estão alguns exemplos de como o Texas está se tornando uma nova fronteira do desenvolvimento: Tecnologia: O Texas é um centro global de tecnologia.
O Estado abriga empresas de tecnologia líderes, como Dell, Texas Instruments e Hewlett-Packard. O Texas também está atraindo startups e empresas de tecnologia emergentes. Inovação: O Texas é um centro de inovação. O estado abriga instituições de pesquisa líderes, como a Universidade do Texas em Austin e o Instituto de Tecnologia do Texas.
A inovação está presente com programas como o Texas Emerging Technology Fund. Negócios: O Texas é um destino atraente para empresas de todos os setores. O estado oferece um ambiente de negócios favorável, com baixas taxas de imposto e uma mão de obra qualificada. Investidores: O Texas é um destino popular para investidores estrangeiros.
O Estado oferece oportunidades de investimento em uma variedade de setores, incluindo energia, manufatura, tecnologia e agricultura. O Texas é uma grande força econômica global. O estado está se tornando um centro de inovação, tecnologia e negócios. O Texas está preparado para um futuro de crescimento e prosperidade.
PLANEJAMENTO DO TEXASObserva-se como um processo contínuo que é realizado pelo governo do estado, pelas agências estaduais e pelos governos locais.
O objetivo do planejamento é garantir que o estado continue a crescer e a prosperar.
Diferentemente de municípios como Guarulhos no Brasil, onde não se identifica um planejamento sério, no Texas é considerado um instrumento importante para o futuro do estado.
O planejamento de posicionamento (com análises S.W.O.T a vontade) ajuda o estado a identificar e abordar os desafios e oportunidades que enfrenta.
Também ajuda o estado a garantir que os recursos do estado sejam usados de forma eficiente e eficaz, é dividido em três níveis, respeitando as divisões administrativas:
Planejamento estratégico: O planejamento estratégico é realizado pelo governo do estado e estabelece as prioridades do estado para o futuro. O planejamento estratégico atual do Texas é o Texas Strategic Plan 2022-2032, que foi lançado em 2022.
Planejamento regional: O planejamento regional é realizado pelas agências estaduais e pelos governos locais. O objetivo do planejamento regional é coordenar o desenvolvimento das regiões do estado.
Planejamento local: O planejamento local é realizado pelos governos locais. O objetivo do planejamento local é garantir que os municípios, condados e cidades do estado tenham um desenvolvimento sustentável.
A função qualidade gestão é fundamental para o sucesso de politicas locais de desenvolvimento.