A maioria das pessoas com pouca "minutagem" na política acreditou que a declaração seria uma crítica ao Município, os mais cuidadosos rapidamente observaram que se tratava de crítica a gestão do atual Prefeito Gustavo Costa, que tentou várias vezes, ter o domínio do Partido Liberal, mesmo sem nenhum apreço e identificação com os conservadores liberais.
Por que a impressão de que Guarulhos não tem dono?
A falta de representação é evidente, o Prefeito não tem articulação com o Estado e Federação, não privilegia acordos e tem o costume de querer se apropriar de obras de outros como no caso das obras do Baquirivú ou mesmo do Trevo do Bonsucesso, além disso, querer culpar o Governador pelos atrasos na obra pegou muito mail.
No Alto Tietê, várias cidades possuem representantes como Deputados, o Prefeito não possui nenhum para chamar de "seu" e mesmo o mais próximo Jorge Wilson constantemente é bombardeado pelo "fogo amigo" que todos sabem de onde surge.
Os "acordos modificados" são outra marca do atual Prefeito, os dois vices tornaram-se pessoas não gratas, assim como empresários que ajudaram e depois ficaram desprestigiados.
Falta de projetos e planejamentos
A condução da cidade sem projetos é evidente, o Prefeito está saindo da cidade sem nenhum legado, a questão da água, ficou evidente que se tratava de um meio da SABESP aumentar o número de usuários para a privatização.
Em relação a tentativa de polemizar com o Aeroporto, perdeu a batalha para o Prefeito Eduardo Paes do Rio de Janeiro, "falta de articulação".
Em relação ao Metrô, outro movimento falho e sem cálculos, a linha 20 foi colocada como prioritária, e os estudos da linha 19 foram adiados, exatamente no momento que tentava colocar-se como responsável pela obra.
Equipe sem talentos
A equipe de Secretários é desbalanceada e sem nenhum brilho, são colocados amigos e pessoas com capacidade técnica discutível, por exemplo, no transporte foi colocado uma pessoa sem familiaridade com a cidade, assim como na Educação, com Diretores super poderosos que não conhecem a realidade de Guarulhos.