Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mogi das Cruzes

Câmara de Mogi das Cruzes elege nova mesa diretiva em dezembro


Integrantes ajudam o presidente da Câmara a administrar o Legislativo. Suzano já fez eleição para a mesa dos próximos dois anos. Mesa diretiva ajuda presidente a administrar a Câmara de Mogi das Cruzes

Ricardo Teixeira

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes terá eleições para a mesa diretiva em dezembro. Os eleitos vão comandar a casa de leis por um ano.

A mesa é composta pelos cargos de presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, primeiro e segundo secretário.

De acordo com a Câmara, atualmente o presidente é o vereador Marcos Furlan (PODE), a vereadora Malu Fernandes (SD) é a primeira vice-presidente; vereador Carlos Lucarefski (PV), segundo vice-presidente; vereador Maurinho (PSDB), primeiro secretário e vereador Juliano Botelho (PSB), segundo secretário.

Os candidatos para a presidência em 2023, são Marcos Furlan (PODE), Edson Santos (PSD), Zé Luiz (PSDB) e Malu Fernandes (SD). Quanto aos demais cargos, na Câmara informou que os nomes surgem no momento da eleição mesmo, quando não há consenso sobre a composição da chapa. "Conforme os cargos são anunciados para votação, os vereadores interessados se manifestam."

A eleição acontece no dia 7 de dezembro às 15h, durante a sessão da Câmara.

Função da Mesa Diretiva

A mesa diretiva tem atribuições administrativas e executivas. Os integrantes ajudam o presidente da Câmara a administrar o Legislativo.

Durante a sessão ordinária, cabe ao 1º secretário fazer a leitura do expediente, ou seja, dos projetos de lei, requerimentos, moções, indicações etc.

Já o 2º secretário tem a tarefa de carimbar e assinar os documentos aprovados ou rejeitados pelos parlamentares e substituir o 1º secretário na falta deste. Nessas ocasiões, o presidente chama um vereador para ocupar provisoriamente o lugar do 2º secretário. Caso o presidente se ausente da Mesa, solicita ao vice-presidente que ocupe seu lugar.

Eleições Suzano

A Câmara de Suzano já elegeu os membros da mesa diretiva com mandato para os próximos dois anos. O vereador Joaquim Rosa (PL) foi eleito presidente em setembro. Já o vice-presidente eleito é Márcio Alexandre de Souza (PL), o Márcio Malt; o primeiro secretário, Rogério Castilho (PSB); o segundo secretário, Edirlei Junio Reis (PSDB), o Professor Edirlei; e o terceiro secretário, Artur Takayama (PL).

A eleição para a mesa diretiva do próximo biênio da Câmara de Suzano foi realizada no final de setembro.

Atualmente, o presidente do Legislativo é Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, o vice-presidente é Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena. O primeiro secretário é Antonio Rafael Morgado (PDT), o Professor Toninho Morgado, o segundo secretário é Jaime Siunte (PSDB) e o terceiro secretário é Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus.

Assista a mais notícias

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!