Atividades apresentadas serão gratuitas e englobam biologia, sustentabilidade, literatura e cultura. Sesc Mogi das Cruzes recebe programação especial neste fim de semana.
Ricardo Ferreira
Os moradores de Mogi das Cruzes podem acompanhar uma programação cultural gratuita a partir desta sexta-feira (2) no Sesc Mogi.
As atividades envolvem oficinas, apresentações circenses, shows e sarais.
Nesta sexta-feira, o escritor Lima Barreto será o tema de um curso. O curso aborda a obra do escritor e sua relação com a modernidade brasileira e o modernismo de 22.
Uma das oficinas oferecidas na programação é a de cosmético natural. No sábado (3), Felipe da Mata vai contar a história dos cosméticos naturais e suas diferenças com os cosméticos industriais.
Com uma pequena abordagem sobre óleos essenciais, vegetais, argilas e suas principais utilizações.Ele vai ensinar a fazer desodorantes com leite de magnésio, óleos vegetais e essenciais que são fungicidas e bactericidas e um xampu bem artesanal.
Confira a programação
Sexta-feira (2)
Ateliê para a família: Tear Alternativo - com Danilo Medeiros
Horário: 14h
Nesta atividade é ensinada a técnica de produção de tapeçaria alternativa usando um tear manual que você mesmo vai produzir com um material que você tem em casa, como por exemplo papelão, régua, tesoura, resto de linhas entre outros. Elaborada a partir das propostas do Almanaque Festa!
A atividade é gratuita e recomendada para maiores de 10 anos. Senhas serão entregues 30 minutos antes da oficina.
Modernismo e Modernidade em Lima Barreto - com Jorge Augusto (100 ANOS SEM LIMA)
Horário: 19h
O curso abordará a obra de Lima Barreto em sua relação com a modernidade brasileira e o modernismo de 22, a partir das formulações éticas e estéticas propostas pelo escritor em seus romances. O objetivo é mostrar as tensões, rasuras e diálogos existentes entre experiências negras da modernidade e o projeto de nação empreendido pela elite colonial brasileira. Este curso tem seu termino na sexta (2).
A atividade é gratuita e recomendada para maiores de 14 anos. É necessário inscrição no site do Sesi.
Lima e os Novos Barretos - com Sarau Cenopoético (100 ANOS SEM LIMA)
Horário: 20h
Composto por artistas mogianos, o Sarau Lima e os novos Barretos discute a importância de Lima no contexto atual. Com microfone aberto ao público, as artistas exploram a poesia e a música de maneira que todos entendem. Partindo da pergunta: quais são as nossas narrativas? Como as obras do escritor refletem hoje?
Através da poesia e de composições musicais inéditas, o público poderá conhecer a obra de Lima Barreto e a poesia preta de artistas do Alto Tietê.
A atividade é gratuita e recomendada para maiores de 12 anos.
Sábado (3)
Cosméticos Naturais: desodorante e xampu com folhas frescas - com Felipe da Mata
Horário: 11h
Nessa oficina, Felipe da Mata irá compartilhar uma forma inovadora sobre bem estar, saúde e higiene pessoal. Eles contará sobre a história dos cosméticos naturais e suas diferenças com os cosméticos industriais. Com uma pequena abordagem sobre óleos essenciais, vegetais, argilas e suas principais utilizações.
Ele ensinará a fazer desodorantes com leite de magnésio, óleos vegetais e essenciais que são fungicidas e bactericidas e um xampu bem artesanal.
A atividade é gratuita e livre para todos os públicos. Senhas serão entregues 30 minutos antes da oficina.
Atenção, respeitável público! - com Damião e Cia. de Teatro
Horário: 16h
As palhaças Brigite Margô e Begônia apresentam ao público esquetes cômicas baseadas na tradição brasileira circense de picadeiro. A consagrada dupla cômica “Branco e Augusto” serve como ponto de partida para as relações criadas entre as duas que, em meio a muitas confusões e trapalhadas.
A atividade é gratuita e livre para todos os públicos. A apresentação terá tradução em libras.
Caderno Cartonero - com Fio da Meada
Horário: 14h
Nesta oficina as crianças confeccionam de maneira artesanal cadernos cartoneros, através da criatividade. Além disso, terão a oportunidade conhecer um pouco sobre o movimento cartonero. Baseado em princípios da sustentabilidade e comércio justo, o movimento cartoneiro busca praticidade com valores acessíveis.
A atividade é gratuita e livre para todos os públicos. Senhas serão entregues 30 minutos antes da oficina. Ela também acontece no domingo (4) no mesmo horário.
Domingo (4)
Criando seu herbário Particular - Oficina de Exsicata - com Beatriz Castro
Horário: 14h
Essa oficina atua no campo da divulgação científica e na aplicação da exsicata de maneira simples e adaptada para diversos públicos interessados em botânica. A exsicata é uma das maneiras de se conservar espécies vegetais através de sua secagem e prensagem, que pode ser feita de diversas formas. Nesta oficina é abordado uma forma acessível de se fazer exsicatas.
A atividade é gratuita e livre para todos os públicos. Senhas serão entregues 30 minutos antes da oficina.
Meu painel em pixel Macramê - com Estela Rocha
Horário: 14h
Nesta oficina os participante vão produzir o próprio painel em pixel macramê utilizando barbante e um bastão de madeira, aplicando somente dois tipos de nós. O pixel macramê é uma técnica que possibilita que elementos como o desenho e a fotografia estejam presentes nas peças em macramê.
A atividade é gratuita e recomendada para maiores de 14 anos. Senhas serão entregues 30 minutos antes da oficina.
Choronas 25+ - com Grupo Choronas
Horário: 16h
Há 25 anos o Grupo Choronas mantém vivo o primeiro gênero instrumental urbano brasileiro através da pesquisa, gravações, performances, rodas, palestras e concertos para o público em geral. A apresentação comemora os 25 anos de carreira do primeiro grupo de choro feminino do Brasil.
A atividade é gratuita e livre para todos os públicos.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê