Evento é gratuito e será realizado no Cineteatro Wilma Bentivegna. Serão exibidas 15 sessões com mais de 50 filmes do mundo todo e a abertura contará com a presença do cineasta Jean-Claude Bernardet. Mostra no Cineteatro Wilma Bentivegna, em Suzano, acontece até o sábado
Mauricio Sordilli/Secop Suzano
A 7ª Mostra Internacional de Curtas-Metragens do Alto Tietê começa nesta terça-feira (17), às 19h, em Suzano. A programação é totalmente gratuita e será exibida o Cineteatro Wilma Bentivegna, que fica no Jardim Paulista.
Durante o evento, que é organizado pelo coletivo "Curta Suzano", o público poderá conferir mais de 50 filmes do mundo todo, incluindo produções locais. Até o sábado (21), serão exibidas 15 sessões.
Uma das participações especiais da mostra será a do crítico e cineasta Jean-Claude Bernardet. Ele exibe no evento seu último filme, o curta "Cama Vazia", às 19h30. E às 20h, ele debate a obra com o público.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Outro convidado do evento estará no encerramento, no sábado (21). O vice-presidente do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), Roberto Smith de Castro, falará sobre as atividades desenvolvidas no segmento, a partir das 18h.
As produções internacionais serão exibidas no segundo dia da mostra, a partir das 19h30. De forma sequencial, serão apresentados cinco curtas. A classificação indicativa para esta sessão, chamada de "Arujá", é de 16 anos.
Entre quarta (18) e sexta-feira (20) está prevista a apresentação dos filmes produzidos no Alto Tietê. Na quarta-feira, na sessão "Ferraz de Vasconcelos", serão exibidas, a partir das 10h, quatro produções. A classificação indicativa é de 14 anos.
Na quinta-feira (19), os filmes da região começam a ser exibidos às 19h30. Está programada, na sessão "Biritiba Mirim", a apresentação de outros cinco curtas. A classificação indicativa é de 18 anos.
Já na sexta-feira, os curtas começam no fim da tarde. Na sessão "Guararema", a partir das 17h, está prevista a exibição de mais quatro filmes. A classificação indicativa é livre para todas as idades.
O evento vai entregar, no mínimo 18 premiações, por meio de uma estatueta em barro e verniz, criada especialmente para a mostra deste ano, pela artista visual suzanense Thuanny Travassos.
A premiação vai contemplar nove categorias para os curtas do Alto Tietê e nove para as demais produções nacionais com os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Interpretação, Melhor Interpretação em Papel Coadjuvante, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Som e o Melhor Filme-Escolha do Público.
A programação completa pode ser conferida no site do Curta Suzano.
Assista a mais notícias do Alto Tietê