A Democracia é o regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente diretamente ou através de representantes eleitos nas decisões de políticas públicas.
Para tal, precisam receber informações qualificadas sobre os variados temas e também ter a oportunidade de expressar a sua opinião. O caso da SABESP é emblemático, dado que é uma empresa pública com excelente avaliação da população, todavia, observa-se uma pressão exagerada referente a privatização.
Para orientar as pessoas, está sendo promovido uma discussão sobre o tema, com lideranças representativas de setores nevrálgicos para a sociedade. O evento ocorrerá da FIG UNIMESP no Anfiteatro Baeta Neves e terá a participação de figuras e entidades representativas da realidade guarulhense.
A cidade de Guarulhos merece um olhar especial na discussão da privatização da SABESP, pois, pouco tempo atrás, entregou o SAAE com ativos contabilizados em bilhões de reais, além da possibilidade de explorar as contas e o saneamento da cidade.
De acordo com o colunista Dr. Devanildo Damião, a discussão do Portal da Nova TV Alto Tietê, a privatização da SABESP precisa ser adensada, pois, não existe convencimento da necessidade e da viabilidade da mesma:
"Na perspectiva operacional, não se pode esperar melhorais significativas, pois a SABESP é uma das melhores companhias de saneamento básico do mundo. Relacionado a necessidade de captação financeira, a governança da empresa permite captar recursos, inclusive na bolsa americana. Em relação aos investimentos em saneamento, na oferta de agua, a ligação das bacias já foi realizada e no que tange aos investimentos na rede de esgoto, existe um planejamento que até meados da próxima década teremos 100% na cidade.
A SABESP não é problema, mas, faz parte da solução para o saneamento da cidade".
O Deputado Estadual Márcio Nakashima estará a frente da mesa dos trabalhos.
Imperdível.
Fonte: Atendimento à Imprensa - Grupo Printer Comunicação