"Naturalmente criança: pedagogia da natureza", da educadora Adriana Martins Dias Sousa, foi o grande vencedor do prêmio, que ainda teve outras duas professoras no segundo e no terceiro lugar. Vencedores do projeto 'Educador em Ação' são divulgados
As vencedoras do 'Educador em Ação' foram reveladas em uma cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (19). O projeto escolhido foi o "Naturalmente criança: pedagogia da natureza", da professora Adriana Martins Dias Sousa, na iniciativa da TV Diário, que nesta edição aconteceu em parceria com a Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba.
"A nossa intenção é valorizar o educador de Itaquaquecetuba. Valorizar as boas práticas da educação, de maneira lúdica, e mostrar como o educador pode ampliar a consciência do aluno e pode ampliar a percepção do aluno em trabalhos extracurriculares", disse Renato Cocenza, que é diretor de operações da TV Diário.
Adriana Martins Dias Sousa foi a vendecora do 'Educador em Ação', com o projeto "Naturalmente criança: pedagogia da natureza"
TV Diário/Reprodução
O prefeito da cidade, Eduardo Boigues, também esteve na cerimônia e ressaltou que fica muito feliz com a parceria com a TV Diário, que abre uma oportunidade para Itaquaquecetuba premiar e prestigiar que mais educa, quem mais ensina e quem mais transmite conhecimento, que são os professores.
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Ao todo 47 trabalhos foram inscritos, de acordo com o edital e o processo teve início em maio. Após o período de inscrição, houve uma avaliação realizada pela Comunidade Educacional (Cedac), até que foram eleitos 5 projetos finalistas. Depois, aconteceu a votação popular, com um total de 239.519 votos, um número bastante expressivo.
"Os projetos na verdade têm uma função muito bacana, porque eles vão para além dos muros da escola. Então, o projeto quando ele é realizado dentro da unidade escolar existe todo um trabalho, que envolve por vezes outras turmas, outros profissionais e, com certeza, ele vai alavancar, às vezes até mudando algumas concepções dentro da própria comunidade local. Então, nós ficamos muito felizes, primeiro com a participação dos nossos professores e segundo com tanta diversidade, com tanta criatividade que somente o professor tem", afirmou Maria Cristina Soares, secretária de Educação de Itaquaquecetuba.
Todos os educadores que participaram da iniciativa foram homenageados, reconhecimento pela dedicação de cada um. Mas o objeto mais cobiçado da noite eram os troféus dos vencedores, que foram produzidos pelo artista plástico mogiano Rodrigo Bittencourt, especialmente para o evento.
Antes do anúncio, cada finalista subiu ao palco para apresentar um pouco do seu projeto. Natureza, leitura, matemática, vários temas foram abordados dentro de práticas inovadoras. O terceiro lugar ficou para o projeto "Protagonismo em Cena: performances corporais", da professora Silmara Lopes, da escola Prefeito Benedito Barbosa de Moraes.
"Eu ergui três bandeiras, que são o protagonismo, a inclusão e a democracia. Protagonismo porque a criança é oportunizado a ela dar ideias, tomar as iniciativas e as tomadas de decisões dos projetos. Inclusão porque foram mais de 240 alunos participantes. Então, tem vez para todos, espaço para todos os alunos. Receber esse troféu foi magnífico, porque para mim esse troféu representa os estudantes, em primeiro lugar, e também a minha área, a arte educação, que eu sou defensora", comentou a professora.
Um projeto voltado para a leitura levou o segundo lugar. "Transformando estudantes em autores", da professora Icelida Alves Pereira, da EMEB Benedito Vieira da Mota.
"É um projeto que foi desenvolvido na pandemia, durante o ensino remoto, quando as escolas estavam fechada e nós tivemos que nos reinventar no modo de ensinar e trazer o protagonismo do estudante, motivá-los, incentivá-los a participar das aulas e também a fazer a leitura e escrita. Eu digo que a escrita é o ápice. E permitir que esse aluno, além de ser leitor competente, também se torne um escritor, é uma satisfação imensa", ressaltou Icelida.
E o trabalho vencedor da noite ficou por conta de uma iniciativa relacionada ao meio ambiente. "Naturalmente criança: pedagogia da natureza", da professora Adriana Martins Dias Sousa, da escola Engenheiro Chiozo Kitakawa.
"É uma sensação de valorização, de reconhecimento e um privilégio de estar entre as cinco primeiras e de ser a primeira, com tantos projetos bacanas, que a gente sabe que são bem interessantes e potentes. Então, eu me sinto uma privilegiada", falou Adriana.
Essa parceria com Itaquaquecetuba marcou a segunda edição do projeto 'Educador em Ação' e foi o pontapé para a retomada da iniciativa, que deve ser expandida para outras cidades aqui da região.
"Nós estamos trabalhando fortemente, para que a gente esteja em outras cidades e, semana que vem, deveremos ter novidades, já uma outra cidade. Em 2024 deveremos chegar em 5 cidades do Alto Tietê", revelou Cocenza.
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