Produto do tipo extravirgem pode se deteriorar se não for armazenado corretamente e acaba perdendo suas propriedades. Como manter a qualidade do azeite de oliva após abrir o produto; veja três dicas
O Globo Repórter desta sexta-feira (27) mostrou a qualidade de produtos brasileiros premiados no exterior. Uma das produções mais recentes que está ganhando destaque é a de azeite de oliva extravirgem. O especialista em azeites Ricardo Abdalla explica como identificar um produto de boa qualidade.
Após esquentar alguns segundos, ele cheira o azeite e explica que um extravirgem vai exalar um odor frutado, que lembre algum vegetal. Na boca, o extravirgem provoca um amargor característico.
No entanto, mesmo o melhor dos azeites precisa ser bem conservado para manter suas propriedades. Por exemplo, ao aquecer o azeite a altas temperaturas, os compostos fenólicos, que ajudam a manter os níveis do colesterol dentro da faixa saudável, são neutralizados.
Falta de estrutura e colheita manual podem deixar o azeite brasileiro mais caro; entenda
Reprodução/TV Globo
Mesmo na embalagem, o produto pode se deteriorar, como explica a mestre de lagar Cláudia. Veja algumas dicas da especialista para manter a qualidade do azeite:
???? luminosidade: o azeite precisa manter a luminosidade indicada, por isso é usada uma garrafa escura;
????? temperatura: o azeite não deve ser exposto a temperaturas altas, portanto não deve ser deixado ao lado do fogão, sol ou dentro do refrigerador;
???? oxigenação: o azeite se deteriora ao entrar em contato com o ar, por isso a garrafa deve ficar fechada o máximo de tempo possível e aberta apenas para o uso.
Falta de estrutura e colheita manual podem deixar o azeite brasileiro mais caro; entenda
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Edição de 27/10/2023
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter: