Decisão foi tomada após um acordo feito entre a unidade de saúde e a Prefeitura e começará a valer a partir do dia 27 de novembro. Possível fechamento do pronto-socorro da Santa Casa de Mogi é adiado
O contrato de funcionamento do Pronto-Socorro da Santa Casa de Mogi das Cruzes foi prorrogado por mais seis meses. A decisão foi tomada na terça-feira (31), após um acordo feito entre a unidade de saúde e a Prefeitura, e começará a valer a partir do dia 27 de novembro.
O objetivo desta prorrogação é que uma nova unidade de pronto atendimento seja criada para receber a população. No dia 21 de novembro, uma nova reunião com o Secretário de Saúde do Governo de São Paulo, Eleuses Paiva, será feita.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
"A Santa Casa e a Prefeitura entraram em um acordo para adiar em 180 dias o contrato, para que haja um trabalho em que a população ganhe muito com isso. Acho possível manter o Pronto-Socorro na cidade e melhorar os serviços - para poder tirar essa demanda represada da unidade de saúde - e acho muito importante o estado estar junto, para que possa trazer uma solução para a cidade", afirma o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Otto Rezende.
Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes prorroga contrato de funcionamento do pronto-socorro da unidade
Alessandro Batata/TV Diário
O prefeito de Mogi das Cruzes e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Caio Cunha, afirmou que o caso do PS não se trata de uma questão financeira, mas a partir do momento em que não tem vazão dos pacientes, a estrutura acaba ficando sobrecarregada e, inevitavelmente, acaba gerando novos gastos - que esbarram, de forma ou outra, no financeiro entre a Santa Casa e o Estado.
"Sempre o objetivo é dar o melhor atendimento à população, entendemos que questões administrativas e financeiras, seja quais forem, o principal é não prejudicar o mogiano. A dor da Santa Casa é a mesma dor da prefeitura, faltam leitos de média e alta complexidade" conta.
Flávio Ferreira, presidente do Conselho Fiscal da Santa Casa de Mogi disse que a unidade de saúde planeja encerrar a reunião do dia 21 de novembro com uma solução para todas as partes envolvidas.
Entenda a história
A Santa Casa de Mogi das Cruzes anunciou em 2022 que não haveria renovação do contrato que mantém o funcionamento de seu Pronto-Socorro. A decisão foi tomada após seis meses depois da unidade de saúde firmar um novo acordo com a prefeitura de Mogi das Cruzes. O convênio atual continuou normalmente até o fim de agosto do ano passado, em que foi prorrogada mais uma vez a decisão de um possível fechamento.
Neste ano, o embate entre prefeitura e a unidade de saúde ficou mais intenso, pois a Santa Casa decidiu focar em especialidade e não atuar mais com o Pronto-Atendimento.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê