Globall Security

Documentário sobre 'Picasso chinês' é premiado na 47ª Mostra Internacional de Cinema, em SP

.

Por Nova TV Alto Tiete em 06/11/2023 às 18:16:32

Documentário "Da Cor e da Tinta: Em busca de Chang Dai-chien", que conta a história do principal pintor chinês do século XX que viveu por duas décadas em Mogi das Cruzes, ganhou o prêmio de "Melhor Documentário Estrangeiro". O jornalista mogiano Guilherme Gorgulho foi um dos responsáveis por auxiliar Weimin Zhang na produção do documentário

Guilherme Gorgulho/Arquivo pessoal

O documentário "Da Cor e da Tinta: Em busca de Chang Dai-chien", que conta a história do principal pintor chinês do século XX que viveu por duas décadas em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, foi premiado na categoria "Melhor Documentário Estrangeiro", na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Diretora de documentário que conta a história de 'Picasso chinês' diz que Mogi das Cruzes foi 'segunda casa' do artista

A premiação aconteceu no dia 1º de novembro, último dia da 47ª Mostra, que começou no dia 19 de outubro. Nessas duas semanas, o festival exibiu 362 títulos de 96 países, fazendo um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar novas tendências, temáticas, narrativas e estéticas.

Weimin Zhang em vídeo de agradecimento pelo prêmio de "Melhor Documentário Estrangeiro"

Guilherme Gorgulho/Arquivo pessoal

Em comemoração ao prêmio, a diretora do documentário e profesora de Cinema na San Francisco Sate University, Weimin Zhang, afirmou que foi muito bem recebida ao apresentar o filme no Brasil, a um público brasileiro, e agradeceu a equipe que participou da produção do longa-metragem.

"Gostaria de agradecer a Mogi das Cruzes, que foi a segunda casa de Chang Dai-chien no exterior, onde ele morou por mais de 20 anos. É uma terra incrível, que deu a Chang Dai-Chien a oportunidade de alcançar seu ápice criativo na arte e me deu a excelente oportunidade de produzir esse filme", afirma.

Em entrevista ao g1, Zhang contou que a produção levou cerca de 12 anos para ser finalizada, com gravações no Brasil, China, Argentina, Estados Unidos e Taiwan. A diretora aprofundou as pesquisas sobre a vida e obra do "Picasso chinês" a partir de um material audiovisual encontrado no acervo da San Francisco State University.

? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

O jornalista mogiano Guilherme Gorgulho foi um dos responsáveis por auxiliar Zhang na produção do filme, a partir de sua pesquisa de mais de 20 anos sobre a vida do artista no Brasil. Para ele, o objetivo do documentário é resgatar a memória e a importância de Chang Dai-chien para a história do mundo das artes e de Mogi das Cruzes.

Cerimônia em São Paulo foi apresentada por Renata de Almeida e Serginho Groisman

Guilherme Gorgulho/Arquivo pessoal

LEIA MAIS:

Diretora de documentário que conta a história de 'Picasso chinês' diz que Mogi das Cruzes foi 'segunda casa' do artista

Admiradores e estudiosos de Mogi buscam reconhecimento da obra e vida do pintor chinês Chang Dai-Chien

Legado de Chang Dai-chien

A passagem por Mogi das Cruzes foi marcante para Chang Dai-chien. Ele e sua família chegaram na cidade em 1954, quando passaram a viver no distrito de Taiaçupeba. No local, ele adquiriu um terreno onde construiu a casa em que vivia com a família e uma obra a céu aberto, o Jardim das Oito Virtudes.

O artista deixou Mogi apenas em 1973, quando foi forçado a deixar a área onde ele se estabeleceu após o Governo de São Paulo adquirir o local para a construção da represa de Jundiaí, que atualmente integra o Sistema Produtor Alto Tietê.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass