Globo Repórter desta sexta-feira (10) ouve pessoas que vivem com muito pouco e ainda conseguem economizar. Assista à íntegra do programa. É possível economizar ganhando pouco? As estratégias de pessoas que aprenderam a fazer o dinheiro render
Planejar os gastos, guardar dinheiro, comprar só o necessário, pechinchar. O Globo Repórter desta sexta-feira (10) revelou alguns dos segredos de brasileiros que conseguem esticar o dinheiro até o fim do mês. O programa ouve pessoas que vivem com muito pouco e ainda conseguem economizar.
A técnica de enfermagem Andreia Lourenço da Silva chegou a ter quatro cartões de crédito, mas nunca conseguia quitar a fatura toda, era só o valor mínimo, o que resultava em juros crescentes e dívidas sem fim. Ela conta que só conseguiu se libertar das dívidas quando procurou ajuda de uma educadora financeira: "A verdade é que eu não pensava, eu gastava", afirma.
'A verdade é que eu não pensava, eu gastava', diz técnica de enfermagem
E os desafios são muitos, especialmente para aqueles que têm filhos. A assistente de sala de aula Graziele de Souza compartilha sua forma de negociar com as pequenas.
"A gente combina: compra o que precisa e, se sobrar dinheirinho, compramos o que vocês gostam", disse.
Grazi e as filhas no supermercado
Reprodução/TV Globo
Cortando e anotando os gastos
Não existe apenas uma receita: cada um tem o seu jeito. O motoboy e influenciador digital Richard Nejelischi sempre reserva um tempo para planejar as despesas de casa em uma planilha.
"Eu vejo quanto eu ganhei e bato com quanto eu gastei. E aí tem que estar no azul. Se não estiver, aí é problema", contou.
Planilha de gastos do Richard
Reprodução/TV Globo
Comprar só o necessário
Atualmente, para economizar e comprar roupas a preços gastando menos, Andreia viaja 170 km de Recife até Toritama, localizada no agreste pernambucano, onde pode aproveitar uma feira de moda com uma ampla variedade de produtos e preços mais em conta.
Ela ainda tem uma ferramenta valiosa para a hora das compras.
"Tem que se segurar comprar o que está na lista. Ser fiel a listinha. Ai sai um preço bom", disse a técnica de enfermagem.
Andreia Lourenço anota as dívidas em caderno de controle de gastos
Reprodução/TV Globo
A arte de 'se virar'
O programa mostra ainda quem se reinventa diariamente para fazer o dinheiro render, esse é o caso da artista de Circo, Maria Karolyna Silva. Ela dá aula na escola pernambucana de circo, é professora de acrobacia aérea e contorcionismo. "Fora o circo, às vezes eu vendo docinho, vendo tortinha, ajudo meu avô numa barraca de ração, faço entrega com a minha companheira. Faço de tudo um pouco. Tem que se virar", relatou.
A artista de Circo, Maria Karolyna Silva
Reprodução/TV Globo
Informação
Nordestino de Feira de Santana, na Bahia, Edson Santana foi para São Paulo há 4 anos, na pior fase da pandemia. Ele trabalha à noite como segurança em um restaurante e passa o dia faz entregas em uma moto alugada para complementar sua renda.
Edson lamenta muito não ter estudado, só sabe escrever o nome, mas fala que aprendeu a ler sozinho há bem pouco tempo. A motivação? Ele queria entender de finanças. E, atualmente, usa as estratégias que aprendeu:
"Nem que aperte um pouco, mas vou segurar a onda até receber meu salário. Depois que receber seu salário, você pague o que tem que pagar, compre o que tem que comprar, mas separa sempre o que tem que separar", disse Edson.
Nordestino de Feira de Santana, na Bahia, Edson Santana aprendeu a ler para estudar finanças
Reprodução/TV Globo
Afinal, qualquer pessoa consegue guardar dinheiro? A educadora financeira Viviane Silva diz que sim e ainda aponta os benefícios da prática.
"Qualquer pessoa porque quando eu defino o meu orçamento, eu sei o que eu devo pagar, eu sei o que eu devo salvar'", ressaltou Viviane.
Veja a íntegra do programa abaixo:
Globo Repórter – Esticando o dinheiro – 10/11/2023
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter: