Globall Security

Dezembro Vermelho: cidades do Alto Tietê têm ações de prevenção ao HIV

.

Por Nova TV Alto Tiete em 02/12/2023 às 09:47:33

A campanha realizada durante este mês tem o objetivo de alertar e conscientizar sobre formas de contágio e tratamento da Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Interessados poderão fazer testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis

Wanderley Costa/Secop Suzano

Com o objetivo de alertar e conscientizar sobre formas de contágio e tratamento da Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o Dezembro Vermelho terá ações nas cidades do Alto Tietê.

A ideia é intensificar os testes e exames e, em algumas delas, haverá o Dia D. Veja como funcionará em cada um dos municípios:

Arujá

A Prefeitura de Arujá, junto à Secretaria Municipal de Saúde, terá ações neste sábado (2) e domingo (3), com equipes em diversos pontos da cidade realizando o Teste Rápido de HIV, Hepatite B e C e Sífilis.

Neste sábado, das 8h às 12h, o atendimento será na Base da Guarda Civil Municipal e Rodoviária de Arujá, na Av. João Manoel, 150. No domingo, no mesmo horário, acontece na Base da Guarda Civil Municipal – Parque Rodrigo Barreto.

A ação também foi realizada nesta sexta-feira (1), no Ginásio Habib Tannuri e Feira Livre - Rua Maranhão, 386. Os Testes Rápidos também serão realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde de Arujá durante o mês de dezembro.

Biritiba Mirim

Em Biritiba Mirim, o Dia D está marcado para a próxima sexta-feira (8), com uma ação preventiva ao Dezembro Vermelho e Dezembro Laranja, que lutam contra contra vírus HIV e o Câncer de Pele, respectivamente.

No dia haverá Aferição de PA + DEXTRO, teste rápido, além de orientações e palestras. A ação será realizada das 8h30 às 11h30 e das 13h às 15h30, no pátio da Igreja São Brás, na rua Martins Fontes, 748.

Ferraz de Vasconcelos

Durante todo este mês, considerado o 'Dezembro Vermelho' como forma de alerta para o vírus HIV, a Saúde de Ferraz realizará ações no município. As equipes do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Saúde Mental realizaram testes rápidos no Restaurante Bom Prato de Ferraz com os usuários da unidade, além da distribuição de preservativos masculino e feminino.

A principal mensagem é da conscientização e dos serviços oferecidos pelo município, segundo a coordenadora do SAE, Joelma Barcelos.

As 13 Unidades Básicas de Saúde da cidade estão definido a programação e, em breve, deverá divulgar um calendário com todas as atividades detalhadas.

Guararema

Durante a campanha Dezembro Vermelho, em Guararema serão realizados testes rápidas nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta, das 9 às 15h. No momento, não está previsto o Dia D.

Itaquaquecetuba

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, neste sábado (2), o Dia D do Dezembro Vermelho. Seis unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 16h, para a realização de testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais.

A população pode ir até o SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento) na rua Duque de Caxias, 187 - Centro, ou nas UBSs Odete (rua Visconde de Taunay, 270), Fortuna (estrada do Campo Limpo, 658), Piratininga (rua Teófilo Braga, 147), Carmo (rua Jaú, 26) e Caiuby (estrada dos Índios, 1.125).

Poá

A Secretaria Municipal de Saúde de Poá realiza até a próxima quinta-feira (7) a Campanha Fique Sabendo, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A ação, que é gratuita e não exige agendamento prévio, é direcionada principalmente para o público jovem, com testes rápidos de sífilis e HIV.

O exame está à disposição da população durante todo o ano e será intensificado nesta semana, visando a conscientização e o tratamento nos casos detectados. O atendimento acontecerá de segunda a sexta, das 7h às 14h. Já no sábado, dia 09/12, a equipe de saúde realizará os testes rápidos na Praça da Bíblia, das 11h às 16h.

Medicação

Para os casos detectados, o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) de Poá oferece o PEP – medicamento antiretroviral para todas as pessoas que se expuseram ao virus HIV. A profilaxia é oferecida de segunda a sexta das 8h às 15h na própria unidade (rua Deocasta Aguilera, 215, no Jardim Medina). Nos demais dias e horários o atendimento acontece no Pronto Atendimento Dr Guido Guida (Rua Barão de Juparana, 43, Jardim Medina). Não é necessário agendamento.

O PEP é indicado para todas as pessoas que tiveram exposição por relação sexual consentida sem proteção (sem o uso de preservativos ou com seu rompimento), vítimas de violência sexual, violência que envolva sangue (como mordidas, por exemplo), e acidente com material biológico onde há risco de contaminação pelo vírus HIV. O início do uso deverá ser em até 72 horas após a exposição.

O SAE garante atendimento exclusivo e gratuito para pacientes portadores de Tuberculose, Hanseníase, IST`s, HIV/Aids e Hepatites Virais. Mais informações pelo telefone 4639-9121.

Suzano

Para reforçar as ações alusivas ao "Dezembro Vermelho", Suzano intensificará as testagens rápidas na primeira semana do mês em todas as unidades da rede municipal. A campanha denominada "Fique sabendo!" será conduzida pelo Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que ainda promoverá, neste sábado (2), um Dia D na Estação Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre 10 e 15 horas.

As atividades estão programadas para serem desenvolvidas no período compreendido entre os dias 1º e 8 de dezembro, mas poderão ser estendidas para as semanas seguintes. O público-alvo será a população mais vulnerável que incluem homossexuais, travestis e transexuais, adolescentes, adultos de 18 a 25 anos, população em situação de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo.

Além das testagens, serão distribuídos insumos de cuidados e reforçadas as informações sobre prevenção combinada, diagnóstico e tratamento do HIV. A campanha visa ainda oferecer tratamento oportuno para todas as pessoas diagnosticadas durante esses dias para interromper a cadeia de transmissão do HIV e reduzir a morbidade e mortalidade por Aids.

Assista a mais notícias do Alto Tietê,

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio 02
Anuncio Guarupass