A Câmara dos Deputados promove nesta sexta-feira (8) o seminário "Gênero, raça, cuidado e educação: valorização das educadoras infantis". O debate será realizado no Auditório Nereu Ramos, a partir das 13h30.
O evento é uma parceria das comissões de Educação; de Administração e Serviço Público; de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Trabalho. A reunião atende a requerimentos dos deputados Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), Tarcísio Motta (Psol-RJ), Rafael Brito (MDB-AL), Reimont (PT-RJ), Rogério Correia (PT-MG) e Erika Hilton (Psol-SP).
Professora Luciene Cavalcante ressalta que o trabalho exercido na educação de crianças de 0 a 3 anos é exercido quase que exclusivamente por mulheres. Segundo o Censo Escolar 2022, elas representam 97,2% dos profissionais nas creches e 94,2% na pré-escola.
Segundo a parlamentar, é urgente elaborar políticas públicas que garantam o direito dessas profissionais serem reconhecidas na carreira do magistério, retirando da invisibilidade o trabalho pedagógico que desempenham.
"Apesar de a primeira infância ser um período crucial para o desenvolvimento integral do ser humano, essas profissionais enfrentam uma série de desafios, como baixos salários, falta de reconhecimento, carga horária excessiva, entre outros", aponta.
Luciene Cavalcante acrescenta que o trabalho pedagógico nessa primeira etapa da educação básica abrange uma série de atividades essenciais para o desenvolvimento dos alunos. "Inclui desde ações relacionadas a higiene, alimentação e locomoção, bem como o fornecimento de apoio emocional, escuta ativa, estabelecimento de vínculos afetivos, consolo e encorajamento", enumera.
Fonte: CÂMARA FEDERAL