Homens com idade entre 45 e 70 anos que não tenham realizado o exame de PSA nos últimos 12 meses e não estejam realizando tratamento com urologista devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para solicitar o agendamento do exame. Campanha 'Novembro Azul' no MA alerta para saúde do homem e prevenção do câncer de próstata
Divulgação/Pixabay
Durante todo o mês de novembro, Mogi das Cruzes promove a Campanha Novembro Azul nos Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família da cidade. Serão oferecidos esclarecimentos, incentivo à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A abertura oficial será realizada na segunda-feira (7), às 9h, no auditório da Única, em Jundiapeba.
Os homens com idade entre 45 e 70 anos e que não tenham realizado o exame de PSA nos últimos 12 meses e não estejam realizando tratamento com urologista devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para solicitar o agendamento. O profissional de enfermagem fará o acolhimento, dará orientações sobre o tema e solicitará o exame necessário.
O procedimento será agendado na própria unidade que terá vagas direcionadas para a coleta do exame PSA. Os resultados alterados serão monitorados e priorizados pela Secretaria Municipal de Saúde, que providenciará os agendamentos com o urologista.
Além dos exames, os homens também terão acesso às informações por meio de rodas de conversa em salas de espera, iniciativa que busca combater não só a doença, mas também os preconceitos que envolvem a saúde do homem.
A Campanha Novembro Azul também prevê ações de atendimento médico exclusivo para homens em dois sábados, nos dias 19 e 26 de novembro, das 7h30 às 16h30, em quatro Postos de Saúde de Mogi: Botujuru, Ponte Grande, Santo Ângelo e Vila Suíssa.
O câncer de próstata é o tipo de câncer que ocorre na próstata, que é a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quanto mais avançado é um tumor, mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade.
Sinais e sintomas:
Micção frequente
Fluxo urinário fraco ou interrompido
Vontade de urinar frequentemente à noite
Sangue na urina ou no sêmen
Disfunção erétil
Dor no quadril, costas, coxas, ombros e outros ossos se a doença se disseminou
Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê