Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ALTO TIETÊ

Agricultores do Cinturão Verde de São Paulo têm perdas com chuva; em algumas propriedades prejuízo chega a 100%

.


Produtores de folhas, como alface, rúcula e espinafre, tiveram muitas perdas. Granizo acabou com produção de couve em um sítio de Mogi das Cruzes. Granizo fez buracos em folhas de couve e causou prejuízo em síto em Mogi das Cruzes

Reprodução/ TV Diário

A agricultura sofreu um grande impacto com o último temporal que atingiu em cheio muitos bairros de Mogi das Cruzes. Em algumas propriedades, a perda chegou a 100%.

Depois do temporal de segunda-feira (8), o agricultor José Cavalcante tem dedicado os últimos dias ao processo de limpeza dos canteiros.

As folhas de couve manteiga não servem mais para o mercado e vão ser descartadas. "Foi de imediato a chuva já veio com vento forte, caiu pedra também. Aquela chuva intensa, pesada, não deu tempo de fazer nada", conta Cavalcante.

O problema dessa vez não foi a chuva em si. O granizo que caiu fez buracos nas folhas de couve. O prejuízo foi de 100%. "Tem que limpar todinha, tirar essas folhas que furou, estragou pra adubar, jogar um inseticida que é para vir uma couve boa. Para em um prazo de 15 dias começar a colher de novo e sair do prejuízo."

O prejuízo total ainda vai ser contabilizado, mas estragos estão em várias partes da propriedade. Os canteiros de espinafre, que estava começando a aparecer, também foram perdidos. Em um deles, quase no ponto de colheita, vai dar para salvar no máximo 40%. A salsinha ficou toda quebrada, muita coisa também vai ter que ser descartada.

Cultivo de folhas como espinafre e alface sofreu muitos prejuízos por conta de chuva

Reprodução/ TV Diário

O agricultor Ricardo Nonaka também contabiliza as perdas no sítio de 2 hectares em Mogi das Cruzes. "A gente vai ter uma perda de mais ou menos 1/3 do ganho para esse mês porque foi bem forte a chuva. Foi mais a parte de folhas, os alfaces que afetou bastante."

Mesmo com o prejuízo, o agricultor explica que o que sobrou das alfaces deve ir para o mercado com o mesmo preço.

Mas para o consumidor, o problema vai ser na hora de procurar variedade na feira. "Fui procurar na vizinhança [verduras] caso não tenha, para comprar. Mas infelizmente eles perderam tudo, como maioria é produtor de folhas, alface, rúcula a perda foi total", afirma Nonaka.

Assista a mais notícias

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!