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Número representa uma queda de 4,9% em comparação ao total registrado no ano anterior. Em 2022 foram entregues 9.433 pertencentes vindos das linhas 11-Coral e 12-Safira. Saiba o que fazer ao notar que perdeu algum objeto. CPTM recebe mais de 8,9 mil pertences vindos do Alto Tietê no Achados e Perdidos em 2023Ralph Siqueira/TV DiárioA Central de Achados e Perdidos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebeu 8.967 itens vindos das linhas que atendem o Alto Tietê em 2023. Deste total, 6.380 eram documentos.O número representa uma queda de 4,9% em comparação ao total registrado no ano anterior. Em 2022 foram entregues 9.433 pertencentes vindos das linhas 11-Coral e 12-Safira.Já o número total de devoluções do ano passado registrou aumento em relação a 2022. No ano passado foram 2.706 itens, crescimento de 13,1% em relação ao ano anterior. Tendo em vista que, em 2022, mais de 2.392 itens foram devolvidos. A Estação Suzano, na Linha 11-Coral, foi a que registrou o maior número de objetos encontrados em 2023: 1.435 itens saíram do local e foram encaminhados para Palmeiras-Barra Funda, onde fica a Central de Achados e Perdidos. Deste total, 256 objetos voltaram para as mãos dos respectivos donos.Perdeu algum pertence?A equipe da CPTM encontra os donos dos pertences por meio da busca ativa, que envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário.A equipe realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes. A busca ativa passa por etapas de procura em cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte, além de consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários.Já para o passageiro que perdeu algum pertence e ainda não recebeu ou não quer aguardar o contato da companhia, a Central de Achados e Perdidos da CPTM fica na Estação Palmeiras-Barra Funda e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados. O contato também pode ser feito pelo telefone 0800-055-0121. Assim o passageiro pode ligar e registrar a perda.Caso tenha perdido algum documento nas estações e trens, é importante saber que os itens encontrados são cadastrados e permanecem guardados por 60 dias.Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor, enquanto os cartões bancários são destruídos.Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo e depois são doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê