Número representa uma queda de 4,9% em comparação ao total registrado no ano anterior. Em 2022 foram entregues 9.433 pertencentes vindos das linhas 11-Coral e 12-Safira. Saiba o que fazer ao notar que perdeu algum objeto. CPTM recebe mais de 8,9 mil pertences vindos do Alto Tietê no Achados e Perdidos em 2023
Ralph Siqueira/TV Diário
A Central de Achados e Perdidos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebeu 8.967 itens vindos das linhas que atendem o Alto Tietê em 2023. Deste total, 6.380 eram documentos.
O número representa uma queda de 4,9% em comparação ao total registrado no ano anterior. Em 2022 foram entregues 9.433 pertencentes vindos das linhas 11-Coral e 12-Safira.
Já o número total de devoluções do ano passado registrou aumento em relação a 2022. No ano passado foram 2.706 itens, crescimento de 13,1% em relação ao ano anterior. Tendo em vista que, em 2022, mais de 2.392 itens foram devolvidos.
A Estação Suzano, na Linha 11-Coral, foi a que registrou o maior número de objetos encontrados em 2023: 1.435 itens saíram do local e foram encaminhados para Palmeiras-Barra Funda, onde fica a Central de Achados e Perdidos. Deste total, 256 objetos voltaram para as mãos dos respectivos donos.
Perdeu algum pertence?
A equipe da CPTM encontra os donos dos pertences por meio da busca ativa, que envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário.
A equipe realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes. A busca ativa passa por etapas de procura em cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte, além de consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários.
Já para o passageiro que perdeu algum pertence e ainda não recebeu ou não quer aguardar o contato da companhia, a Central de Achados e Perdidos da CPTM fica na Estação Palmeiras-Barra Funda e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados. O contato também pode ser feito pelo telefone 0800-055-0121. Assim o passageiro pode ligar e registrar a perda.
Caso tenha perdido algum documento nas estações e trens, é importante saber que os itens encontrados são cadastrados e permanecem guardados por 60 dias.
Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor, enquanto os cartões bancários são destruídos.Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo e depois são doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
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