CPTM adotou estratégia que implantou viagens de composições da Linha 11- Coral partindo da Estação Luz e terminando na estação de Suzano. Mudança na circulação dos trens da CPTM tem incomodado moradores de Mogi
Os moradores de Mogi das Cruzes que usam a Linha 11-Coral estão insatisfeitos com uma estratégia operacional da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Desde o final do ano passado alguns trens vão só até Suzano. Aí quem mora em Mogi das Cruzes precisa esperar outro trem para seguir viagem.
Com a nova estratégia, enquanto a circulação de trens da Linha 12-Safira está interrompida entre as estações Brás e Tatuapé, por conta de obras de manutenção, as viagens da Linha 11-Coral que partem da Estação Luz têm três destinos finais diferentes.
Um trem vai somente até Guaianazes, outro até Suzano e somente o terceiro segue direto até a Estação Estudantes em Mogi das Cruzes. A CPTM afirma que a medida tem o objetivo de dar maior fluidez na circulação no trecho de maior movimento, entre Luz e Suzano. Segundo a companhia ele representa 91,4% da demanda da linha. Só que essa não é a realidade que os usuários notam.
"Tem que descer e esperar o próximo trem. Isso demora e só atrasa a nossa vida. Quem mora longe e estuda em São Paulo tem que se preparar porque você vai ficar horas para chegar", explica a estudante Ana Sol Amaral Kujavo.
O vendedor Euclides Carneiro faz essa viagem todos os dias e reclama da demora na espera do outro trem. "É de 10 a 15 minutos. Ele não tem um trem atrás do outro assim não. Já é um sufoco entrar lá na Luz."
CPTM implanta parada final em Suzano
Reprodução/TV Diário
Quando o trem chega na estação final de Suzano algumas pessoas que não sabiam da nova estratégia da CPTM ficam surpresas. "A gente finalmente, há muito tempo, conseguiu que não parassemos em Guaianases, e assim não ajudou em nada na agilidade do trajeto. Já é um trajeto muito longo para termos que descer e esperar mais um trem novamente", afirma analista de qualidade Luiza Martins.
Sabrina de Almeida trabalha na região da Avenida Paulista e usa o trem diariamente para voltar para Mogi das Cruzes. Assim que percebeu a nova baldeação, ela até mandou um e-mail para a CPTM. "Me falaram que 91,4% da população vem só até Suzano e aí em Mogi das Cruzes é o saldo. Mas assim quando você está dentro do trem não é isso que você percebe. Você perceber que muita gente vem até Mogi até estudantes", observa Sabrina.
O monitor de qualidade Jhonatan Almeida afirma que a baldeação em Suzano é mais um transtorno, em uma viagem já cheia de problemas. "Embarco na Luz em um trem muito cheio, geralmente, sou empurrado, e quando consigo lugar para sentar preciso descer em Suzano, perdendo esse conforto que consegui no meio do caminho e embarcar em um novo trem."
Por nota, a CPTM informou que manterá a estratégia operacional na Linha 11- Coral com viagens entre as estações Luz e Suzano nos horários de pico da manhã e tarde, além das viagens já existentes nos trechos entre as estações Luz e Guaianases e Luz e Estudantes. Segundo a empresa, isso diminui os impactos da alta demanda durante as obras de melhorias na Linha 12- Safira. A CPTM afirmou que esse trecho não tem nenhuma passagem em nível, permitindo uma circulação mais fluída aos trens sem interferências na via férrea.
Assista a mais notícias