Trabalhos da Polícia Civil e da EDP em cidades que a empresa opera recuperararam 12,8 GWh, quantidade suficiente para abastecer uma cidade Biritiba Mirim por mais de três meses. Furto energia sorveteria Suzano
Divulgação/EDP
Operações policiais contra furto de energia no Alto Tietê resultou em 34 prisões em 2023, de acordo com a EDP, concessionária que atua em oito cidades da região. As ocorrências envolveram operações em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano.
No dia 4 de fevereiro, a Polícia Civil, em ação conjunta com a concessionária, flagrou um caso de furto de energia em uma sorveteria em Suzano, que provocou um prejuízo de cerca de R$ 50 mil.
Em todo o estado, equipes da distribuidora de energia elétrica deram suporte técnico a mais de 100 operações com a força policial. Com os trabalhos, foi possível recuperar 12,8 GWh, quantidade suficiente para abastecer uma cidade do porte de Biritiba-Mirim por mais de três meses.
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Durante o apoio às operações, realizadas pelas Polícias Civil e Militar, os técnicos da EDP verificam a procedência da suspeita de fraude de energia no local. Em caso de confirmação, peritos da Polícia Científica atestam a ocorrência de consumo irregular na rede elétrica, caracterizando furto. No caso da presença do proprietário do estabelecimento ou de algum responsável, este é conduzido pelas autoridades policiais para depoimento e autuação em flagrante, se for o caso.
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O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa".
Além do processo criminal, o proprietário do estabelecimento arca, conforme a regra da Resolução Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
Com o objetivo de coibir cada vez mais o furto de energia, a EDP pede que a população contribua denunciando as ligações irregulares. Para isso, as denúncias podem ser encaminhadas nos canais de atendimento aos consumidores: pelo site, aplicativo EDP Online, agências de atendimento presencial, WhatsApp (11) 93465-2888 e a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 721 0123, que funcionam 24 horas e com ligação gratuita. A concessionária informa que o sigilo é total e a inspeção realizada com a máxima urgência.
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