Globall Security

MULHER NA POLÍTICA - OPINIÃO - MILENE IRÍS.

Eleições 2024 - Mulher Vale Ouro, ouro eleitoral!

Por REDAÇÃO: NOVA TV ALTO TIETÊ em 07/03/2024 às 16:12:47

De Mulher para mulher: vou afirmar que vocês seguramente já ouviram o famoso jargão: "Mulher Vale Ouro". SERÁ?. Deveria ser verdade, porém a real valorização como ouro, está longe.

Mesmo depois da obrigatoriedade pela Legislação Eleitoral para buscar alavancar os números de mulheres a participarem e virem ocupar os cargos legislativos em todas as esferas, devo dizer que estamos iniciando mais uma alternativa, com novas interposições e regras novas, no que diz respeito ao Ouro Eleitoral, e que não acabe por nos levar a ser pesadas como ouro de tolo.

Mulher é Ouro, e nesta eleição ouro eleitoral, sem laranjas e campanhas fake, assim promete o Tribunal Superior Eleitoral, que determinou que as contas das candidatas serão severamente monitoradas. Que não seja legislação para inglês ver, no geral cada legenda terá de ter o mínimo de 11 mulher para lançar 35 homens, 1 mulher a menos que isso 2 homens, a menos, em regra a candidatura da mulher também pesa na chapa considerando a votação dos dois piores homens votados.

Mas no geral a corrido política começa sempre pelos candidatos homens, depois muitos dirigentes começam a adular algumas mulheres pretensas candidatas, infelizmente a preparação de candidaturas consolidadas de mulheres, já não ocorre quando os cargos de gestão não consideram a capacidade destas em gerir pastas administrativas do município.

MILENE IRIS.

Neste olhar podemos fazer um checklist rápido nas Secretarias, Subsecretarias e algumas diretoras que prestaram serviços na atual administração, tão poucas, inclusão negativa de equidade de gênero para o atual prefeito, que poderia ter tido o olhar e sensatez de ser uma figura nova, com olhar futurista, quem maravilha seria para o universo feminino da política guarulhense, se quer preparou alguém para vereança, deputada estadual e federal.

O que torna péssimos indicadores para as pré-candidatas, além de ser muito notório que alguns dirigentes partidários deixam transparecer perseguição em relação ao nome de algumas possíveis pré candidatas de peso tanto a prefeita como vereadoras, acredito ser mais fácil lidar com homens, posto a maior parte do interlocutores são composto da velha política, daquela que não existia ficha limpa, era de praxe deixar brindes e outras lembranças ao eleitor, que como vi muitos dizer corria um carro de dinheiro, o que nunca vi depois que a legislação e veio mudando e informatizando, e modernizando, e nesta modernidade estamos nós as mulheres, que são cerca de 54% do eleitorado guarulhense, e pasmem metade do eleitorado em 90% dos colégios eleitorais, do pais.

Então Mulher vale ouro, sim vale ouro, desde que investidas preparadas empoderadas nas composições partidárias e nos cargos de gestão, se assim não for é ouro de tolo. Deixo um relato pessoal que ano de 2020 fiz composição de chapa, e consegui ser a mais votada naquela legenda ficando em 22 segunda posição e 750 na classificação dos mais ou menos 2000 mil candidatos, e não era pretensa candidata, porém a minha parte honrei, mas o dirigente da legenda na oportunidade de honrar contemplo parentela.

Por isso, de Mulher para mulher procure lideranças sérias e eu respeite a política para mulheres, quem tenha o desejo de dar espaço para p resgate histórico e cultural causado pelo patriarcado, 50% das cadeiras de fato, seria o acesso verdadeiro para a reposição nas cadeiras legislativa da nação, o Brasil e 142 no ranking em números de mulheres na política considerando o mundo. Os números não batem, espero que nesta eleição realmente haja diferença, menos perseguição de gênero na política, e mais empatia e trabalho em conjunto.

Mais mulheres na política, e que nós sejamos muitos sensatas e não caímos em conto de garimpeiros de ouro de tolo eleitoral, porque você não é, tu és ouro reluzente, qualificada e preparada e de peso.

------------------

Milene Iris Borges Estanislau

Jornalista MTB

Direito, Pós-graduação Direito Eleitoral e Direito Político, Direito público, Gestão pública e Docência em ensino Superior.

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass