Durante a forte chuva deste domingo (17), outras ocorrências também foram registradas, como quedas de muro nos bairros Jardim Camila, Mogi Moderno e Alto do Ipiranga. Chuva causa transtornos em Mogi das Cruzes
A forte chuva registrada na noite deste domingo (17) causou transtornos em diversos pontos Mogi das Cruzes. Na Rua Engenheiro Francisco Salessa, na Vila Natal, um córrego que cruza a via transbordou. A força da água – que invadiu as casas ao redor – arrancou até mesmo a grade do córrego.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Na manhã desta segunda-feira (18), os moradores do entorno ainda faziam a limpeza das casas e móveis completamente molhados eram vistos na calçada. Uma das moradoras tirava lama de dentro de casa, quando a reportagem da TV Diário estava no local.
Em outra rua próxima do local, a José Moretti, as casas também foram tomadas pela água.
"Eu estava deitada, quando deu aquele estouro e quando vi a água já veio com tudo. Começou subir água e terra, a geladeira caiu, o freezer caiu. Eu peguei uma toalha de banho, coloquei no vaso do banheiro e fiquei segurando, senão a água ia encher a casa toda", contou a comerciante Jandira de Oliveira Rafael, que teve a casa e o comércio tomados pela água.
Água invadiu o comério e freezer ficou boiando
Reprodução/TV Diário
A Secretaria de Infraestrutura Urbana informou que desde o início da manhã de hoje as equipes de manutenção estão realizando a limpeza em diversos pontos da cidade - inclusive, a questão da rua Francisco Salessa foi identificada ontem mesmo - a reposição do gradil no local já foi incluída na programação de manutenção e será realizada o mais breve possível. Além da Vila Natal, os serviços seguem em outros bairros, como Mogi Moderno e a Área Central.
Outras Ocorrências
A Defesa Civil de Mogi das Cruzes disse que a forte chuva registrada neste domingo (17) trouxe problemas para algumas regiões da cidade. Foram registrados 54 mm de chuva e em curto espaço de tempo, principalmente no período da tarde e início da noite.
Foram registradas quedas de muro nos bairros Jardim Camila, Mogi Moderno e Alto do Ipiranga. Em todos os locais, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana realizaram serviços emergenciais de limpeza, com apoio da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
Um dos imóveis afetados foi a escola municipal Maria José Tenório de Aquino Silva. Equipes de manutenção da Secretaria Municipal de Educação iniciaram as providências para manutenção na manhã desta segunda-feira (18). Enquanto isso, a Guarda Municipal organizou uma operação para a segurança da unidade de ensino.
Também foi registrada a queda de uma árvore na estrada da Pedreira, próximo ao Condomínio Aruã. Uma equipe da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, com apoio da EDP, realizaram ações para a retirada do material. Na Vila Nova União, foi registrada a queda de uma árvore que atingiu um muro. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o corte da árvore.
Na Vila Estação, o acúmulo de água atingiu algumas casas e cerca de 20 famílias estão sendo atendidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a distribuição de colchões, cestas básicas e produtos de higiene e limpeza. Também foram atendidas famílias na Vila Natal e no Jardim Aeroporto III. Não há desalojados na cidade.
Foram registrados ainda pontos de alagamento em diversas regiões da cidade, como os distritos de Jundiapeba e Braz Cubas. A Defesa Civil atende a população pelo telefone 199, que funciona 24 horas por dia.
Assista a mais notícias do Alto Tietê