Globall Security

Parte de casa desaba após temporal na Grande São Paulo; VÍDEO

.

Por Nova TV Alto Tiete em 20/03/2024 às 10:39:31

Paredes de cômodos da casa de uma família foram levadas pela enxurrada. Imóvel em Itaquaquecetuba estava localizado à beira de um córrego. De acordo com a Defesa Civil do município, região afetada é uma Área de Preservação Permanente. Casas ficam alagadas e são até derrubadas após chuva em Itaquaquecetuba

O temporal da tarde de terça-feira (19) causou o desmoronamento de uma casa no Jardim Lucinda, em Itaquaquecetuba. O imóvel estava localizado à beira de um córrego. De acordo com a Defesa Civil da cidade, a casa foi interditada e não houve feridos. Outro imóvel vizinho também foi afetado.

De acordo com as famílias que viviam no local, o córrego, que era estreito, foi alargado pela força da correnteza durante o temporal. Além disso, parte da vegetação próxima do curso d'água também desmoronou.

? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

Paredes da casa desmoronaram com a força da água após o temporal em Itaquaquecetuba

João Belarmino/TV Diário

Parte dos cômodos da casa da costureira Gabriela Beatriz Huanca Yabi foram levadas pela enxurrada.

"Ontem, a gente estava trabalhando e começou a cair [os muros da casa]. Primeiramente, encheu de água. Eu moro já aqui há quase oito anos e nunca encheu assim de água. Por isso que eu fiquei ontem [em casa]. Porque nunca aconteceu isso e ontem encheu de água tudo. Então, a gente ficou assustado, não sabia o que fazer, como tirar as coisas. A gente perdeu um monte de coisas. E depois, a vizinha que ajudou a retirar [os pertences da família]. A gente ficou desesperada, não sabia se saía ou não, porque quebrou quase metade da casa. Não tem pra onde ir, onde morar", desabafou Gabriela.

Casas afetadas ficavam à beira de um córrego no Jardim Lucinda, em Itaquaquecetuba

João Belarmino/TV Diário

Segundo Anderson Marchiori, coordenador da Defesa Civil de Itaquaquecetuba, uma avaliação preliminar do local foi realizada assim que o órgão tomou conhecimento da situação.

"Uma equipe técnica esteve aqui, fez a primeira interdição. Hoje, já estamos reavaliando o cenário. Parte da moradia está condenada, preservou pelo menos esse cômodo que a família se faz presente. Já estamos aqui com a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social prestando essa primeira assistência, de ajuda humanitária, viabilizando cesta básica, colchão, kit de limpeza. E em breve, nós vamos dar encaminhamento pra Secretaria Municipal de Habitação pra poder fazer um cadastramento e ver a possibilidade de como nós podemos atender essa família", disse.

De acordo com a Defesa Civil de Itaquaquecetuba, uma casa foi interditada

João Belarmino/TV Diário

Outros pontos da cidade registraram queda de muros e deslizamentos por causa da chuva de terça. Além disso, ainda de acordo com Marchiori, alertou sobre os riscos de construções próximas a áreas de preservação.

"Aqui a gente identifica mais uma construção à margem do córrego. A gente identifica aqui que é uma área de APP [Área de Preservação Permanente]. Então, a gente já reforça pra população que evite esse tipo de construção, principalmente curso d'água. Porque você vê hoje que o nível da água está bem tranquilo, mas quando você tem as adjacentes, a contribuição de água de outros bairros, esse volume sobe muito, cria uma sinergia, e acaba gerando riscos como esse", finalizou.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass