O Sesc São Paulo está com o projeto Nós: Criação, Trabalho e Cidadania, nas unidades de todo o Estado. O evento teve início dia 16.03 e vai até este domingo dia 24.03.2024.
São mais de 50 atividades voltadas para o fortalecimento das relações comunitárias e a valorização do trabalho coletivo.
No SESC SANTANA, o projeto Nós celebra a arte, a cidadania e fortalece os laços comunitários ao promover um diálogo construtivo sobre o papel do artesanato na formação de um futuro mais sustentável e inclusivo, um grande catalisador de transformações positivas.
Dia 16.03 aconteceu o bate papo na Mesa de abertura: Criação com Claudinei Roberto Nanzi, Estevão Guida e mediação de Cleide Toledo, falando sobre a valorização das técnicas, do fazer e do saber do artesão e da importância da base conceitual do artesanato brasileiro e as regras que regulam a profissão.
Cleide Toledo
Cleide Toledo é Mestra Artesã, trabalha com o trançado em palha de taboa desde 1982. É coordenadora do Projeto Artesanato Sustentável, vice-presidente do Conselho do Artesanato Paulista, fundadora e atual presidente da UAPESP, fundadora e atual presidente da FEAPESP – Federação dos Artesãos Profissionais do Estado de São Paulo e vice-presidente da CONART – Confederação Brasileira dos Artesãos.?
Patricia Maia Boldrin é produtora cultural, cenógrafa, idealizadora do cenário do programa Sr. Brasil da TV Cultura e, desde 2005, é gestora do projeto Artesanato Sustentável, com atuação em diversas frentes junto a artesãos de todo o país.?
Patricia Maia Boldrin e Rolando Boldrin
Janela Cenário Sr. Brasil
No local você encontra a Exposição de parte do cenário do programa Sr. Brasil (2005 – 2022), da TV Cultura, apresentado por Rolando Boldrin.
Na foto a apresentação da Janela na exposição, símbolo importante do Sr. Brasil, com uma mostra das peças, ressaltando a memória do Rolando Boldrin, grande divulgador da cultura brasileira.
Rolando Boldrin, artista que foi o maior divulgador do artesanato brasileiro, sempre destacando em seu programa a importância desta arte, valorizando os artesãos, suas técnicas e histórias.
O projeto Artesanato Sustentável, criado por Patricia Maia Boldrin, responsável pelo cenário do programa, tem como objetivo:
Valorização e reconhecimento formal do artesão;
Comunicação e visibilidade do artesanato brasileiro, por meios de mídias;
Promoção e curadoria de feiras e eventos, valorizando os aspectos econômicos, profissionais e socioambientais.
O evento no Sesc Santana acontece até dia 24.03 com encerramento as 16h00