Globall Security

Comissão vai debater ampliação de escola bilíngue para pessoas surdas

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Amália Barros é a autora do requerimento para a realização da audiência A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública nesta terça-feira (26) para debater a ampliação da oferta de educação bilíngue às pessoas surdas.

Por REDAÇÃO: NOVA TV ALTO TIETÊ em 26/03/2024 às 07:33:32

Amália Barros é a autora do requerimento para a realização da audiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública nesta terça-feira (26) para debater a ampliação da oferta de educação bilíngue às pessoas surdas.

Confira a lista de participantes e a pauta da reunião, que está marcada para as 13 horas no plenário 13. O pedido para a realização da audiência foi apresentado pela deputada Amália Barros (PL-MT).

Ela argumenta que a inclusão da educação bilíngue de surdos como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) demandou a discussão da expansão desse direito, promovendo a criação de escolas bilíngues onde a Libras seja a língua de instrução, ensino, comunicação e interação.

Objetivo
A ideia é oferecer "um ambiente linguístico propício ao desenvolvimento integral dos educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, optantes por esta modalidade", explicou Barros.

Entre os temas a serem abordados na audiência, estão:

  • Educação bilíngue de surdos e equidade;
  • Experiências bem-sucedidas de escolas bilíngues de surdos em outros países;
  • Os desafios enfrentados pela comunidade surda no acesso à educação bilíngue no Brasil; e
  • Propostas de políticas públicas e legislações que incentivem a criação de escolas bilíngues de surdos.

 

Fonte: CÂMARA FEDERAL

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass