Grandes clubes são forçados por meio de valores, esses são os elementos distintivos e que atraem os torcedores. Especialmente, uma agremiação gigantesca e centenária como o Corinthians, com transposições hereditárias (amor de pai para filhos), torna-se elementos inegociáveis. A formação destes valores decorre de esforços, os quais são difíceis de ser quantificados e mensurados.
O Corinthians é uma construção viva que se originou da paixão de trabalhadores pobres e sonhadores com sonhos de competir com os elitizados. Naturalmente, evidenciou-se a necessidade da superação, de vencer desafios, de lutar sempre. Estas características ficaram marcadas na tradicional GARRA alvinegra, inquestionável e que deve estar sempre presente.
Como o verdadeiro time do povo, abraçou a diversidade. Todos são importantes e iguais. Notou-se que o grito do Corinthians ecoa mais alto, pelo fato de ser formado por mais vozes. A INCLUSÃO é um valor sempre presente.
Pela grandeza, a participação da torcida não fica confinada nas alamedas do clube, o sentimento transpõe muros e barreiras. Um fato histórico e importante, no Brasil, o movimento democrático ganhou força com o caso explicativo da democracia corinthiana, a qual mostrou para a população: as pessoas participando das decisões são mais importantes, a Democracia está na alma do clube.
Outro valor marcante é a honestidade, o gostar de fazer as coisas corretamente, mesmo que sejam mais difíceis. O Corinthians é identificado com a seriedade, desde a origem bíblica do seu nome, e do símbolo dos mosqueteiros, não adianta ganhar de maneira desonesta, todas as ações devem estar alinhadas ao princípio da moralidade.
Estes aspectos não esgotam, contudo sinalizam elementos importantes na história, na marca, nos valores do clube. Nos últimos anos, os ataques a imagem que são quase diários e não devidamente tratados e evitados pela Diretoria,
Os fatos negativos são inúmeros: as negociatas com jogadores da base, os inúmeros processos dos prestadores de serviços, o desrespeito aos símbolos, os vexames com patrocinadores que não existem, as contratações estranhas são golpes contra a instituição e atacam os valores imateriais, mas essenciais para manter o exército de torcedores fiéis.
Um novo cenário se avizinha, não serão aceitas manobras que se conflitam ao encontro dos valores do clube e buscam perpetuar um grupo, tirania não é valor. Também não serão tolerados ataques aqueles que querem trazer novos ares ao time.
Por fim o convite a reflexão a um trecho do hino do clube: "teu passado é uma bandeira, teu presente uma lição".
Fonte: Redação: Nova TV Alto Tietê