Nos esportes, sempre quem tem o mando do campo, possui vantagens sobre o adversário. Basta observar qualquer curva estatística que fica visível, os principais fatores são torcida, condições do ambientes e algumas menos diretas, mas, que funcionam como a influência nos árbitros.
Colocadas essas considerações iniciais, vamos contextualizar em relação a política de Guarulhos.
1. EM RELAÇÃO A ACEITAÇÃO DE UM CANDIDATO DA SITUAÇÃO EM GUARULHOS, ficou nítido que é inviável, a tentativa de emplacar um Secretário do atual Governo, não fez efeito, pelo contrário, mostrou as fragilidades. A maioria da população avalia o atual governo de maneira negativa, é fato.
2. BUSCOU-SE UMA ALTERNATIVA QUASE EXTERNA com a presença do Deputado Jorge Wilson, o qual obteve mais sucesso em projetos externos, na televisão e na ALESP com apoio dos meios de comunicação e da igreja do que pela atuação em Guarulhos, cidade na qual não se elegeu vereador.
3. A ADESÃO A IDEIA DE POLARIZAÇÃO. O país desde o fortalecimento de um movimento de direita representado pelo Ex- presidente Jair Bolsonaro, entrou num ambiente de polarização entre a esquerda e a direita.
4. A OPORTUNIDADE DE ADERIR AO MOVIMENTO. Vários políticos tradicionais ligados ao centro esquerda e centro direita aderiram ao movimento, fora os híbridos ligados ao PSD do Kassab, ou mesmo MDB e União Brasil, o popular pé nas duas canoas.
5. A máquina de Guarulhos minando o PL. Não foram poucas as tentativas do do grupo ligado a gestão de Guarulhos de tentar dominar o PL na cidade, não indo adiante pela presença do Presidente Waldemar da Costa Neto. Agora apostam na estratégia de transferência de apoio direto das lideranças, como na última semana, em que vídeos de menos de 10 segundos foram utilizados como maneira explícita ao candidato.
6. A FORÇA DO GOVERNADOR, o estilo de tocador de obras do Governador e a aprovação, atrai políticos, como o Governador se elegeu pelos Republicanos, observou-se uma oportunidade com o Deputado eleito pelo partido, mesmo com diferentes visões políticas.
7. O PT aposta na polarização, o município tradicionalmente tem grande apoio da esquerda, mesmo o atual Prefeito se elegeu num partido socialista, o PSB com apoio da REDE, essa característica é um ambiente que o candidato Alencar Santana vai explorar na campanha.
8. E o jogo em casa beneficia quem? Caso a discussão centralizada na cidade, os candidatos de perfil mais moderado como Márcio Nakashima e Elói Pietá são favorecidos, pois atuam com base em soluções locais. O candidato Elói Pietá, sobretudo, pela experiência e construção de uma aliança de apoio do centro direita a esquerda, *CASO MANTER O JOGO EM CASA, DIFICILMENTE PERDE A ELEIÇÃO.*
ASSIM, A ESCOLHA DO MANDO DE CAMPO TENDE A DECIDIR A ELEIÇÃO EM GUARULHOS.