Fiéis se concentraram na casa dos festeiros em César de Sousa e depois seguiram até a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Desse ponto partiram em cortejo até a Praça Coronel Benedito de Almeida onde aconteceu o levantamento do mastro e a abertura do Império. Devotos na abertura da Festa do Divino em Mogi das Cruzes
Larissa Rodrigues/g1
Os devotos cobriram Mogi das Cruzes de vermelho nesta quinta-feira (9), na abertura da Festa do Divino Espírito Santo de 2024.
Com suas bandeiras eles caminharam pelas ruas do Centro da cidade para o levantamento do mastro e a abertura do Império. As ações marcam o início da festividade que já tem 411 anos de devoção na cidade.
? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O tema desse ano é "Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o dom da Misericórdia". Os festeiros desta edição são o casal Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego, e terão como capitães-de-mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos. A Festa do Divino vai até 19 de maio.
Depois de se concentrarem na casa dos festeiros em César de Sousa e passarem pela Prefeitura, os devotos seguiram para a Praça Coronel Benedito de Almeida.
No local, eles se reuniram na noite desta quinta-feira para acompanhar o levantamento do mastro e a abertura do Império. No meio da multidão o que não faltou foram histórias de fé ao Espírito Santo.
Andreia Maciel de Freitas, de 51 anos, carregava nas mãos a bandeira que foi da mãe, a rezadeira do Divino Terezinha Maciel de Freitas que morreu há 4 anos. Ela disse que esse ano faz dois anos que ela e a sobrinha Marisa Citriniti de Vieira de 48 anos são rezadeiras. "Devoção bonita. Na minha vida, já passei vários apertos."
Andreia Maciel de Freitas com a bandeira da mãe
Larissa Rodrigues/g1
Marisa Citriniti de Vieira atribui ao Divino Espírito Santo a vida do filho de 25 anos. Ela contou que o menino nasceu com broncopneumonia e os médicos o desenganaram.
"Eu pedi para o Divino Espírito Santo que desse esse milagre e ele concedeu esse milagre. Hoje ele está aí com 25 anos e bem forte. O que você pedir para o Divino ele te acolhe e te dá um milagre. Tem que ser com muita fé mesmo. Sem a fé a gente não é nada. O Divino ilumina todos nós."
Marisa Citriniti Vieira
Larissa Rodrigues/g1
Para quem trabalhou por um ano para a realização da Festa do Divino a quinta-feira foi de fé e gratidão.
A festeira Milena da Costa Freire Rego afirmou que o momento é de curtir todos os momentos do evento, especialmente, a parte religiosa. "É uma festa da caridade, então nós estamos monitorando a quermesse porque tem muitas entidades que são assistidas pelos rendimentos dessa quermesse . Então, essa responsabilidade continua e estamos relaxados, mas tranquilos de viver."
Ela destacou que o público pode esperar momentos de efusão espiritual intensos. "Nós temos uma linda programação religiosa."
Leia Mais
Veja programação religiosa e cultural da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi 2024
Quermesse da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes tem novas entidades e shows; confira programação
Festa do Divino: entidades sociais contam com vendas na quermesse para manutenção de atividades
O capitão-de-mastro Wagner Baptista Santos ressaltou que o levantamento do mastro é um símbolo que a cidade está em festa. "A gente agradece a todos os voluntários e devotos por estarem presentes em todo esse tempo que passaram com a gente e faz o convite que sexta-feira começa a missa da novena e sábado as alvoradas."
Já a capitã-de-mastro Ludmyla de Oliveira Baptista Santos apontou que agora é hora de curtir os 11 dias de festa e aproveitar também os momento de espiritualidade, como a alvorada e as missas da novena.
O bispo dom Pedro Luiz Stringhini observou que a abertura da Festa do Divino é um momento de devoção, fé e alegria dos moradores de Mogi das Cruzes. Ele disse que as bandeiras vermelhas, o Império e os subimpérios enfeitam a cidade e são símbolos da presença de Deus.
"É a presença do Espírito Santo que nós tanto precisamos e isso traz para todos nós muito mais alegria e mais compromisso da gente ser cristão, da gente se amar um ao outro, amar o próximo, fazer o bem. É um momento especial todo ano."
Devotos já podem visitar o Império da Festa do Divino 2024 em Mogi Cruzes
Larissa Rodrigues/g1
Recepção Festeiros
O primeiro compromisso dos devotos nesta quinta-feira foi a concentração na casa dos festeiros Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego no distrito de César de Sousa por volta das 16h.
O casal recebeu também os capitães-de-mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos e a Congada Coração de César de Sousa. Um altar foi montado na casa dos festeiros.
Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego são os festeiros e Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos são os capitães-de-mastro da edição de 2024.
Larissa Rodrigues/g1
Os festeiros de 2024, Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego recepcionaram também o casal de festeiros de 2023, Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva.
Durante todo o ano, Eduardo e Milena usaram a bandeira de Maria Tereza e Josmar. Nesta quinta-feira, abertura da festa, os festeiros de 2024 apresentam a nova bandeira que usarão nos 11 dias de festa e devolvem a bandeira dos festeiros de 2023.
Do local todos seguiram para a Prefeitura de Mogi das Cruzes para em cortejo fazer o levantamento do mastro e a abertura Império na Praça Coronel Benedito de Almeida.
Quermesse
Após toda essa solenidade na Praça Coronel Benedito de Almeida, todos seguem em cortejo pelas ruas da cidade até a quermesse para a abertura oficial do espaço que abriga barracas de 32 instituições beneficentes e paróquias.
A quermesse vai funcionar no Centro Municipal Integrado (CMI) Deputado Maurício Najar, na Avenida Cívica (s/nº), no Mogilar. O local também irá ter as bandeiras de Mogi, da Paz e do Divino nos mastros. Elas serão hasteadas em frente à entrada.
A tradicional quermesse da Festa do Divino terá funcionamento desde o dia da abertura da festividade até o encerramento nos seguintes horários:
18h30 às 23h (dias de semana);
14h às 23h30 (sábado e domingo).
Assista a mais notícias