Globall Security

Especial da TV Diário sobre a Festa do Divino é exibido neste sábado

.

Por Nova TV Alto Tiete em 24/05/2024 às 13:25:23

Produção tem o objetivo de ampliar a visão que a população tem sobre a celebração e mostrar que todas as pessoas são unidas pela fé, independentemente da religião. Devotos na alvorada da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes

Paula Moreira/TV Diário

O Especial da TV Diário sobre a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes será exibido neste sábado (25), após o programa Mais Diário. A produção tem o objetivo de ampliar a visão que a população tem sobre a celebração e mostrar que todos os grupos são unidos pela fé, independente da religião.

? Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

Segundo o editor responsável pelo jornalismo da TV Diário, Dino Rodrigues, o especial deste ano pretende mostrar o quanto a Festa do Divino, que é tradicionalmente católica, abraça as mais diversas crenças.

"O bispo dom Pedro Luiz Stringhini pontuou algumas questões que são comuns e que contribuem para essa diversificação: a primeira é a questão do [ser] divino, daquilo que está acima da gente, que age na vida da gente. Todas as pessoas têm um olhar para o divino. Outro ponto que o bispo falou foi sobre caridade. Toda religião tem essa questão da caridade, de olhar o outro, de se doar pelo outro, de fazer pelo outro. Desde a definição do tema [do especial] eu já sabia que seria inspirador", explica.

A Festa do Divino de Mogi das Cruzes aconteceu entre os dias 9 e 19 de maio. Entretanto, o processo de captação de imagens e entrevistas começou semanas antes do início da festa.

A repórter Paula Moreira conta que junto com os cinegrafistas Moisés Papa e Alessandro Batata começou a trabalhar no projeto em abril.

Ela destaca que o projeto além de uma grande responsabilidade foi um desafio. "Eu nunca tinha feito esse formato, que vai mais para o lado de um documentário e acaba sendo totalmente diferente do que a gente faz no dia a dia. "

Alessandro Batata foi um dos cinegrafistas da TV Diário que cuidou da captação de imagens para o especial

Paula Moreira/TV Diário

Para Paula Moreira o projeto foi especial e trouxe um olhar ainda mais carinhoso e de admiração para a festa.

"Essa devoção das pessoas que não praticam o catolicismo impressiona, porque são fiéis que têm uma intimidade tão forte com o Divino Espírito Santo e que estão ali participando das alvoradas, das procissões, das ações de caridade - única e exclusivamente - por conta da fé. De fato é uma conexão que ultrapassa a religião, é algo muito maior."

Fé ao Divino Espírito Santo reúne devotos de diversas religiões

Reprodução/ TV Diário

A editora e produtora do especial Margarete Sato explica que pela amplitude do projeto, a produção começou muito antes do início da Festa do Divino.

"Como é um programa que conta essa pluralidade religiosa através dos personagens - que têm uma função ativa durante a Festa do Divino -, então precisávamos mostrar essas pessoas desde o começo até a Procissão de Pentecostes e na última alvorada", relata Margarete.

Além de emocionar o público, as histórias tocaram até quem estava produzindo o especial. Margarete Sato conta que conheceu uma devota que divide a fé entre o catolicismo e o espiritismo, que tinha dificuldade de engravidar e, tempo depois, descobriu que estava grávida de trigêmeos.

"São situações superadas pela fé. Isso deixa a gente ficar refletindo, né? Como a vida se torna 'mais fácil' quando você a enraíza em alguma coisa grandiosa, que não se perde com o tempo. E o essencial: ser grato. A festa é essencialmente gratidão, né? As pessoas estão sempre contando sobre algum milagre, alguma graça recebida, e todos nós temos bênçãos para agradecer", diz.

Dino Rodrigues explica que o especial irá mudar a visão que as pessoas têm sobre a Festa do Divino. "As histórias são como se fossem fios, novelos. Os depoimentos se relacionam entre um personagem e outro, uma história costura na outra e, assim, você vai formando o programa. É algo que vai acontecendo", afirma Dino Rodrigues.

Com a produção, a população passará a conhecer outros nomes, outras religiões, outras formas de devoção e, claro, a integração entre todos os grupos. "É um olhar ampliado sobre o que a festa é", define.

"Eu acho que a nossa missão é essa, além de estar por dentro – acompanhando o dia a dia da festa –, fazer isso aflorar para o país ver. Todos merecem conhecer a Festa do Divino", finaliza Dino Rodrigues.

Festa do Divino tem 411 anos de devoção em Mogi das Cruzes.

Reprodução/TV Diário

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Fonte: G1

Comunicar erro
Fesma

Comentários

Anuncio Guarupass